VER DE OUTRA FORMA | ROGÉRIO LUÍS MAGALHÃES

Pretendo fazer e manter este espaço como uma casa criativa, o casulo de todas as artes, de todos os artistas, porque a arte é linguagem. É uma forma de as pessoas expressarem suas emoções, a sua história e sua cultura, através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia… A arte pode manifestar-se de formas diversas…na pintura, na escultura, na música, na dança, no desenho, no artesanato, em gravuras ou ilustrações, entre outras.

Cabe tudo nesta galeria virtual. Um espaço de informação e divulgação da arte, cultura, usos e costumes do mundo, que recebe artistas consagrados, amadores ou quem apenas a própria mãe dá valor.

Persisto e reforço a vontade e o empenho em prosseguir a minha missão: mostrar “a arte na inclusão e na formação humana”. A partilha do saber e as valiosas contribuições dos artistas plásticos, para o entendimento do que se entende por ARTE.

Convido os seguidores deste Blog a apreciarem a que melhor se encaixar com a sua perceção de arte.

A seguir apresento, com muita satisfação, um pouco do trabalho do artista plástico Rogério Luís. Um cidadão ponderado, atento ao seu redor. Mesmo que o tempo passe ele é sempre de bom trato.

BIO

Rogério Luis da Silva Magalhães, nascido na Moita do Ribatejo em 12/07/1958, cedo manifestou o seu gosto pela fotografia, explorando-a nas mais diversas formas.

O gosto pelo desenho revelou-o na medalhística, transportando-o para a tela, frequentando o atelier do Mestre Duarte Pimentel, em conjunto com outros artistas.  Está representado em coleções particulares no país e no estrangeiro.

VER DE OUTRA FORMA

O artista Plástico, nas palavras de Moraes Cardoso:

Esta é a primeira exposição virtual que Rogério Magalhães realiza no site A Boa Vida Persegue-me.

Não é por acaso. O Artista impôs-se, desde o seu primeiro certame em 1985, com os seus óleos através de uma pintura naturalista de forte intensidade cromática, servido por um bom desenho e por certa frescura na cor.

Os temas paisagísticos, os recantos de casarios, os trechos monumentais, os retratos saltam vivos destas aguarelas de fácil “Receituário”, onde a capacidade da modelação base adquire valores de transparência cromática e, por vezes, da romântica evocação.

Vejam-se, neste âmbito, as aguarelas sobre a Moita.

A linguagem é (ainda) a do naturalismo, dentro um “discurso academizante”, mas os valores de paisagem transpiram notas de enlevo e de rigorismo, as cores esbatem-se vivas num espaço personalizado, e o grafismo inicial assegura as potêncialidades de um tecido Homogéneo.

Por isso é sugestiva a viagem por dentro desta exposição, feita de suavidade e de ternura sem conflito.

Preço sob consulta.

Sinta-se à vontade para visitar a página de: Rogério Luís Magalhães

 PARTICIPAÇÕES

VIII e IX Concurso Nacional de Fotografia (Município da Moita), I e II Bienal de Fotografia (Município da Moita)

Concurso de Fotografia da Administração do Porto de Lisboa, PHOTO “Concours Amateus” – França

Competições Culturais Clube Pessoal da EDP (Fotografia), Coletiva “Cores de Maio”

4ª Exposição Coletiva de Artes Plásticas (Agualva-Cacém), Coletiva de Artistas do Concelho da Moita (Junta de Freguesia da Moita), Individual – Salão Nobre da Associação de Socorros Mútuos Moitense, Coletiva – Galeria Santiago (Palmela), Coletiva – Galeria Passe-partout – C.C.Colombo, Individual – Galeria do Posto de Turismo da Moita

XX Aniversário do Clube de Pessoal da EDP (Galeria de Arte do Clube de Pessoal), XX Aniversário do Clube de Pessoal da EDP (Sociedade Martins Sarmento -Guimarães), Coletiva 1998 – Clube Pessoal da EDP (Museu da Eletricidade)

XXII Aniversário do Clube de Pessoal da EDP (Galeria de Arte do Clube de Pessoalo clube Lisboa), Coletiva Associação JM (Moita), Coletiva 2000 – Clube Pessoal da EDP (Casa Mãe da Rota dos Vinhos – Palmela), Coletiva 2002 – Clube Pessoal da EDP – XXVI Aniversário do Clube de Pessoal da EDP – Ordem Terceira de S. Francisco de Leiria, Homenagem a Trabalhadores 25 Anos de Antiguidade (Kartódromo Internacional de Palmela), Individual – Galeria do Posto de Turismo da Moita, Três Faces de Cor, 26 de Outubro a 6 de Novembro de 2009 – Galeria do Posto de Turismo da Moita “ Paleta com Vida “ de 17 de Fevereiro a 14 de Março de 2014. 4ºEncontro dos Térmicos EDP 2016 – MAAT – Central Tejo . 17 a 25 de Janeiro de 2019 – Galeria do Posto de Turismo da Moita “ Ver de outra forma “.

PRÉMIOS

XV Aniversário do Clube de Pessoal da EDP,1996, 2º Prémio fotografia p/b, 3º Prémio cor,4º Prémio vídeo

VI Jornadas de Arte e Pintura de Sintra 1996 (Rotary Clube de Sintra), 2º Prémio óleo s/tela pintado à vista

Concurso Fotografia Clube Pessoal da EDP, Prémio de criatividade p/b

Concurso Nacional de Fotografia EDP, Menção Honrosa cor

Competições Culturais Clube Pessoal da EDP, 2º,4º e 5º prémio medalhística

Competições Culturais Clube Pessoal da EDP, 2º e 4º prémio óleo s/tela

VII Concurso e Exp. de Pintura do 451 Aniversário da Stª Casa da Misericórdia de Sintra , 3º Prémio desenho à vista

Competições Culturais Clube Pessoal da EDP2007/2009, Ofir, 5º Prémio óleo s/tela

Competições Culturais Clube Pessoal da EDP 2011/2012, Viseu 4º Prémio óleo s/tela

Competições Culturais Clube Pessoal da EDP 2013/2015, Évora Menção Honrosa óleo s/tela