“CONEXÃO LUSÓFONA LOCAL – LUGAR AOS AFETOS”

O Blog “A Boa Vida Persegue-me” teve o privilégio de marcar presença na primeira edição da Gala Lusofonia de Almada, um evento magnífico organizado pela Associação ADSUMUS. 

A Ad Sumus, Associação de Imigrantes de Almada, é uma associação sem fins lucrativos fundada em 2014. Foi reconhecida como Associação de Imigrantes em 2018 pelo Alto Comissariado para as Migrações. É composta por pessoas singulares, que têm como foco o princípio da solidariedade, com base na Declaração Universal dos Direitos Humanos.

O objetivo principal da Associação é promover os direitos e deveres dos imigrantes e seus descendentes, bem como a sua plena integração na sociedade portuguesa. Enfatiza a valorização e igualdade de oportunidades, o estreitamento das relações com a sociedade de acolhimento, a participação cívica, a prevenção de situações de risco de pobreza e exclusão social, e a melhoria das suas condições de vida.

A Ad Sumus dirige-se principalmente aos cidadãos de países terceiros e desenvolve iniciativas de natureza social e cultural, adaptadas às especificidades sociais e individuais, no seu processo de integração na sociedade de acolhimento.

Com base nessa missão, a Associação decidiu homenagear os contributos dos cidadãos lusófonos para o Município de Almada, uma das cidades com maior presença de imigrantes em Portugal. Na Primeira Gala, foram reunidos homens e mulheres notáveis que, através da língua portuguesa, tiveram um contributo excecional para o desenvolvimento de Almada. 

Estes indivíduos e grupos destacaram-se através do seu trabalho incansável, deixando a sua marca em várias esferas da sociedade, como a cultura, o empreendedorismo, o desporto, a educação, entre outras áreas. Pretende-se não só realçar as suas conquistas notáveis, mas também o compromisso que demonstraram para com o município de Almada. Através das suas ações, têm contribuído significativamente para o crescimento e prosperidade deste município, reforçando a identidade e enriquecendo a comunidade com as suas experiências e perspetivas únicas.

Durante a primeira gala, foram homenageados indivíduos locais que se destacaram pelos seus incríveis feitos e carreiras em diversas áreas de atuação.

Ao premiar essas personalidades, a Gala da Lusofonia incentiva não apenas a sua trajetória individual, mas também inspira outros a seguirem seus passos e acreditarem no potencial da língua portuguesa como meio de expressão e contribuição para a sociedade. Além disso, a gala contribui para a consolidação e fortalecimento dos laços entre os países lusófonos, promovendo a cooperação e o intercâmbio cultural.

Desejar vida longa à Gala da Lusofonia é desejar, que essa importante celebração se perpetue ao longo do tempo, reconhecendo cada vez mais aqueles que se destacam em suas áreas de atuação. É garantir que essa iniciativa continue a impulsionar a valorização da língua portuguesa e a cultura dos países lusófonos, sustentando a construção de um mundo mais integrado e respeitoso com a diversidade cultural.

Portanto, é com entusiasmo que saúdo a Gala da Lusofonia e expresso a minha admiração por esse evento que celebra o trabalho e atividade desenvolvida por pessoas lusófonas. Que a sua existência perdure por muitos anos, inspirando gerações futuras a buscar o reconhecimento e a valorização de seu talento e elevando a comunidade lusófona.

Áreas Premiadas

“É uma oportunidade para valorizar o trabalho árduo e a dedicação destas pessoas, que maximizam o desenvolvimento desta comunidade” 

 Educação

Aline M. Tavares, Artur M. Tavares, Bernardo Sousa, Delce Galvão, Gonçalo Castro, Maria Alencar, Raquel Conceição, Tomás Dias Laranjeira. 

Desporto Performance

André Franco, Beatriz Sobral, Camila Fonseca, Cláudia Tavares, Eva Costa, Inês Diogo, Jaqueline Cavalcanti, João Oliveira, Raquel Conceição, Rita Martins, Tiago Machado.

Desporto Carreira

Alberto Paris, Artimiza Sá, José Armindo Bernardo, Judite Paris, Pedro Pessoa.

Cultura

António Baptista, Daniela Landeiro, Hugo Madeira, José Araújo, Tanya Oliveira.

Empreendedorismo

Edgar Silveira Sousa/Simão Miranda, Célia Fernandes, Cláudia Marcos, Scheila Ermel, Itana Ermel.

Histórias de Vida

As histórias de vida locais são fontes constantes de inspiração. Elas mostram-nos o poder da resiliência, determinação e superação diante dos desafios que a vida nos apresenta. Quando observamos pessoas da nossa própria comunidade, enfrentando obstáculos e alcançando sucesso, somos lembrados de que somos capazes de fazer o mesmo. Essas histórias incentivam-nos a seguir em frente, acreditando no nosso potencial. Elas lembram-nos que não importa quão difícil seja a jornada, sempre há esperança e oportunidades à nossa espera. Essas histórias de vida locais são verdadeiros exemplos de força e coragem, mostrando-nos que nunca devemos desistir de lutar por aquilo que queremos.

Um pequeno contexto sobre essas histórias de vida notáveis:

Nelson Lima, que veio de um bairro no Monte da Caparica, conseguiu tornar-se piloto da TAP. 

Eunice Tavares, natural de Cabo Verde, tem vendido bolas de Berlim nas praias da Costa da Caparica há 38 anos.  

Luís Costa, que chegou a ser uma pessoa em situação de sem abrigo, conseguiu reerguer-se com o apoio de uma rede de parceiros e, atualmente, é voluntário em equipes que ajudam pessoas em situação de sem abrigo. 

Parabéns à Comissão Organizadora da Gala Lusofonia de Almada.

“VEJA AS FOTOGRAFIAS E OS DETALHES DESTE EVENTO EMOCIONANTE E INSPIRADOR”

OS PREMIADOS

Os premiados na primeira gala da lusofonia desempenham um papel crucial no desenvolvimento da comunidade lusófona local, promovendo a aproximação entre pessoas e comunidades.

MOMENTO CULTURAL

“Pela Diversidade Cultural”

Vários momentos culturais foram preparados por associações e cidadãos lusófonos de São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Brasil, Angola e Portugal. As apresentações musicais e de dança foram realizadas por:

Além da atuação do Grupo Coral “USALMA – Universidade Sénior de Almada”, Braima Galissá também se destacou, seguido pelo espetáculo de dança da Associação Sem Fronteiras de São Tomé e Príncipe, As Batucadeiras Show África e o cantor Celso Évora de Cabo Verde, Mister Jack, um momento de Capoeira da Associação de Capoeira da Costa da Caparica do Brasil. Por fim, a cantora Tanya Oliveira encerrou a Gala com a participação de sua irmã Monáxi Kimball na percussão.

O SOCIAL

Juntos na Lusofonia

A I Gala contou com uma vasta plateia de convidados, reunindo pessoas de vários países lusófonos.

“WELCOME DRINK”

O serviço de catering do “Welcome Drink” foi fornecido por um grupo de jovens estudantes do curso de hotelaria da Escola Secundária do Monte da Caparica. As fardas utilizadas foram gentilmente oferecidas pela Fundação Luís Figo.

APOIOS

A Primeira Gala da Lusofonia de Almada contou com os apoios de importantes entidades locais, como a Câmara Municipal de Almada e a União de Freguesias Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas. 

O Grupo de Voluntárias Girassóis, a Fundação Luís Figo, assim como o Agrupamento de Escolas do Monte da Caparica, a Universidade Sénior, Do Brasil Pastéis e a Casa da Pizza, decidiram associar-se a este evento e ofereceram o seu apoio. 

Estes apoios são extremamente valiosas e desempenham um papel fundamental no sucesso dos eventos.

COMISSÃO ORGANIZADORA

A Comissão Organizadora da Primeira Gala da Lusofonia, formada por várias pessoas, merece todos os elogios pelo excelente trabalho realizado. Ao longo de meses de preparação, elas conseguiram envolver ativamente a comunidade, associações lusófonas e a população em geral, criando um evento verdadeiramente especial.

A dedicação e o profissionalismo das organizadoras foram notáveis. Demonstraram uma grande capacidade de organização, certificando-se de que todos os detalhes estavam em ordem e conseguiram entender os interesses e as necessidades dos lusófonos.

Desde a escolha do local para a gala até a definição do programa que envolvesse diferentes vertentes da lusofonia, tudo foi planeado. Garantindo que a gala fosse um reflexo da diversidade cultural local! 

Ao promover a participação das associações lusófonas, a comissão demonstrou uma visão inclusiva e integradora. Essas organizações desempenharam um papel fundamental contribuindo para a construção de uma atmosfera acolhedora, onde todos se sentiram representados.

Créditos

Rui Silva – Fotógrafo 

Contacto da Associação: ADSUMUS

Página · ComunidadeAD SUMUS

Telefone – 968 164 434