EXPOSIÇÃO “LISBOA REVISITADA – PHOTO-LITURGYA LISBOETA & KINO – EXORCISMO PESSOANO”.

Conhecido por projetos como “A Janela (Maryalva Mix), O Barão, Rio Turvo, a partir de Branquinho da Fonseca, Stillness, A Cidade de Cassiano, Movimentos Perpétuos – Cine Tributo a Carlos Paredes, Virados do Avesso ou Lisbon Revisited, sobre Fernando Pessoa”, Edgar Pêra começou a filmar telediscos nos anos 80 para bandas como os Sétima Legião, Heróis do Mar, Radio Macau, Xutos & Pontapés ou GNR. Criou a sua identidade, contrariando os métodos clássicos de filmar, por isso, andou, nessa altura, “nas bocas do mundo” por usar câmaras de vídeo nas suas filmagens. Sempre em busca de novas tecnologias para nos contar histórias, foi na Casa da Liberdade – Mário Cesariny, em Lisboa, que nos colocou a “olhar o mundo em 3 D”, desafiando-nos a usar óculos anaglíficos (com lentes azuis e vermelhas) para apreciarmos a sua primeira exposição de fotografia em três dimensões e cine-instalação 3D digital, inspirada no universo de Fernando Pessoa, a partir de uma seleção de escritos dos seus vários heterónimos.

“Lisboa revisitada – Photo-Liturgya Lisboeta & Kino – Exorcismo Pessoano” integra um conjunto de 40 fotografias e contou com a curadoria de Carlos Cabral Nunes.

Confesso que fiquei rendido com esta exposição que representa a incursão do realizador nas artes plásticas, tendo como suporte a fotografia em formato 3D, dando-lhe contornos tridimensionais com recurso à técnica anaglífica. Sem dúvida, uma experiência única que me leva a acreditar, cada vez mais, que para quem gosta de arte e cultura a vida é digna de ser vivida só para reunir experiências como esta.

Fotografia: Casa da Liberdade – Mário Cesariny

Tânia Ribeiro/Jorge Manuel Taylor