ENCARAR A VIDA COM OTIMISMO, COMO? POR ANA CHARNEIRA – Psicóloga

Aprender a ser positivo e a encarar a vida com otimismo é um grande desafio, pois existem pessoas que veem sempre o lado bom do que lhes acontece e outras que reclamam constantemente de tudo na vida.

Deixo aqui algumas formas de estar e pensar para que se torne uma pessoa otimista:

ana

1-    Mude a sua forma de pensar e encare tudo de menos bom que lhe aconteça como uma forma de aprendizagem e de amadurecimento. Lembre-se que todos nós temos problemas e a diferença está em como lidamos com eles. Enfrente-os com coragem e determinação e acredite que os poderá vencer.

2-    Seja menos autocritico, aceite o que de menos bom tem, aprenda a admirar os seus pontos fortes e a relevar os seus defeitos.

3-    Reserve tempo para si, faça algo prazerosos em pensar em horários ou obrigações. Aproveite para fazer o que realmente gosta, pois assim renovará as suas energias para enfrentar novos desafios.

4-    Disfrute do tempo com os seus amigos, estes momentos fazem bem à saúde.

5-    Cuide-se, pois quando estamos felizes com a nossa aparência, vemos todas as situações da nossa vida de uma outra perspetiva e ficamos mais abertos ao mundo.

6-    Evite pensamentos pessimistas, deve abolir frases como: “isto é difícil “e “não consigo”. Este tipo de frases e pensamentos programam-no para resultados negativos.

7-    Reclame menos, não se lamente.

8-    Consciencialize-se da verdadeira dimensão dos problemas, pois existe a tendência para potencializar as situações.

9-    Pratique exercício físico, uma vez que estimula a libertação de endorfinas, um tipo de neurotransmissor associado ao bem-estar.

10- Sorria, a sorrir cria momentos mais felizes. A felicidade liberta serotonina hormona que contribui para o bem-estar.

Agora que já sabe, desafio-o a colocar em prática pelo menos um destes hábitos por semana, por um Mundo mais otimista!