Pandemia versus Depressão/Ansiedade | Por Dr. Tito Freire

2020 será sempre considerado o ano terrível da Covid.

Durante a pandemia, para além de outros riscos, é expectável um aumento dos sintomas de ansiedade e de stresse, bem como de sintomas depressivos, irritabilidade, sofrimento emocional e insónia.

O medo do contágio do Coronavírus traz associado o aparecimento ou o aumento de sintomas que ampliam o mal-estar emocional.

No contexto desta crise da covid-19, para ajudar a superar o mal-estar emocional de quem tem e quem não tem relação direta com o vírus, o Blog “A Boa Vida Persegue-me” considera que é preciso acautelar, apostando na prevenção para precaver o aumento dos problemas de saúde mental.  

O estado emocional equilibrado possibilita a harmonia necessária para lidar com emoções positivas e negativas. Apostar em ações que potenciam o equilíbrio das funções mentais é essencial para um convívio social mais saudável.

O trabalho ao nível da prevenção pode ser bastante interessante no sentido de evitar o desenvolvimento de “desassossegos” de saúde mental que as situações de crise proporcionam, como o aumento do risco de suicídio, consumo de álcool e de outras substâncias.

As pessoas estão preocupadas com a saúde, com os mais velhos, com os empregos, com a vida social, com a economia. Por isso considero importante não descurar os cuidados com a saúde mental. Antes que o ano terminasse fui à procura de algumas respostas.

Pandemia versus Depressão/Ansiedade | Por Dr. Tito Freire

Numa altura em que tínhamos começado a descontrair um pouco e criámos uma falsa sensação de segurança, eis que voltamos a aumentar exponencialmente o número de casos e de mortes.

Dr. Tito Freire

Um dos efeitos do prolongamento da pandemia é a ansiedade: pelo medo de um vírus desconhecido, pelo o isolamento, pela incerteza relativamente ao futuro e pelas dificuldades financeiras causadas pelo Covid-19. Além disso, toda esta angústia gera um efeito secundário que poderá manifestar-se durante ou mesmo após o período de luta frente ao coronavírus: a depressão. Todos estes meses com a nossa rotina alterada devido às medidas de contenção da pandemia, é natural que toda a população sofra de alterações de humor, com picos de ansiedade, stresse, irritabilidade ou tristeza devido à situação a que está exposta: desde as crianças sem aulas e fechadas em casa, passando pelos adultos preocupados com o distanciamento físico e o abalo económico; aos idosos, principal grupo de risco da doença, que além da preocupação com o risco de saúde ainda estão, muitas vezes, privados do contato com os próprios filhos e netos devido ás medidas de prevenção.

Além de todas estas situações comportamentais provocadas pela mudança drástica na rotina, há um fator natural que também tem influência direta no aumento dos registros de depressão: a luz solar. A luz solar é extremamente importante para o funcionamento do nosso organismo.

Portanto, quanto mais durar a pandemia, maior será o impacto sobre a saúde mental.

O sentimento de medo tem a função de preservar a vida, o que numa primeira fase é um excelente mecanismo de defesa, mas quando em excesso pode causar doenças físicas e emocionais. No caso de tragédias, como a pandemia do novo coronavírus, ele pode permanecer mesmo quando a ameaça passar.

Quando o medo é intenso, este tende a afetar o sistema imunológico, como por exemplo pelo desgaste excessivo de magnésio, o que levará ao compromisso relativamente à síntese da vitamina D.

A par do reforço do nosso sistema imunitário, devemos igualmente reforçar o nosso sistema nervoso, promovendo assim o equilíbrio da componente emocional, o que nos permitirá enfrentar este desafio e dele sair ileso.

Para tal, devemo-nos socorrer de várias vertentes, como o exercício físico, meditação, alimentação e atividade intelectual.

Relativamente a suplementos, existem alguns, com estudos bastante completos, que poderão fazer toda a diferença na gestão do stress, ansiedade e depressão.

Enumeremos então alguns:

O primeiro suplemento de que iremos falar, será talvez o mais interessante de todos pela sua multiplicidade de aplicações.

Ashwagandha: é uma planta adaptogénia bastante popular na Medicina Ayurvédica, usada para diversos fins há mais de 2.500 anos.

Esta tem a capacidade de estabilizar a resposta do corpo ao stresse e melhorar os sintomas de ansiedade destruindo os radicais livres no cérebro.

Além disso, pode ajudar a melhorar a concentração, reduzir a fadiga e aliviar os sintomas da ansiedade.

Diversos estudos sugerem ser moduladora da tiroide, neuroprotetora, anti-depressiva, anti-inflamatória e de ajudar no combate à ansiedade, fortalecer o sistema imunitário, principalmente após um período de doenças e de desequilíbrios do organismo. É também considerada como o “Ginseng Indiano” devido à sua capacidade de aumentar a energia e aliviar o stress.

A Ashwagandha funciona como um agente protetor anti-stresse, ajuda o corpo a manter a homeostase, mesmo em momentos de tensão emocional e física. Além disso, é uma planta com muitas aplicações; incluindo o equilíbrio do sistema imunitário, neurológico, endócrino e reprodutivo, assim cumprindo com o objetivo principal da Medicina Ayurvedica que é contribuir para a saúde de forma holística, sem a necessidade do uso de remédios convencionais e/ou intervenções cirúrgicas.

Poder-se-á então, de forma sucinta, enumerar as principais ações da Ashwagandha:

– Combate ao stresse e à ansiedade: um dos mais reconhecidos benefícios da Ashwagandha é a capacidade de funcionar como um remédio natural para ansiedade. Num estudo de 2009, o seu efeito mostrou-se comparável ao de certas drogas antidepressivas, porém sem os efeitos colaterais dos medicamentos.

– Alívio da depressão: a Ashwagandha é recomendável não só para pessoas com problemas de ansiedade e stresse crónico, mas também para aquelas que sofrem de depressão, sendo considerada um remédio natural para esta patologia na prática Ayurvédica.

– Redução da degeneração das células cerebrais e melhoria da memória: o stresse físico, emocional e químico pode gerar efeitos nefastos no cérebro e no sistema nervoso. Mais do que um equilibrador do stresse, a Ashwagandha tem sido apontada como um agente de proteção do cérebro contra os danos degenerativos – danos estes que podem levar a doenças como o Alzheimer e o Parkinson. Um dos motivos pelos quais a Ashwagandha é tão positiva para o cérebro é pelo seu elevado nível de antioxidantes, que atuam combatendo os radicais livres do organismo.

– Alívio da fadiga adrenal: as adrenais são glândulas endócrinas responsáveis pela libertação de hormonas, especificamente o cortisol e a adrenalina em resposta ao stresse.

– Aumento da energia e resistência:  estudos demonstraram que a Ashwagandha é capaz de aumentar a resistência do corpo durante a realização de atividades físicas, melhorando a função cerebral e reduzindo as dores corporais. Devido aos seus efeitos calmantes, e simultaneamente energizantes, a planta tem influência benéfica sobre a nossa concentração, motivação e resistência física.

– Aumento da força muscular: Um benefício surpreendente da Ashwagandha é a sua capacidade de aumentar a força muscular.

– A Ashwagandha também é usada para aumentar os níveis de testosterona e melhorar a fertilidade masculina. U estudo demonstrou efeitos positivos relacionados com a saúde sexual feminina (excitação sexual, lubrificação e orgasmo).

– Melhoria da função da tiroide: tem sido apontada como um importante auxiliar para tiroide lenta, especialmente em pessoas com diagnostico para a Doença de Hashimoto ou Hipotiroidismo.

– Equilíbrio dos níveis de açúcar do sangue: pesquisas apontam para que o extrato de Ashwagandha pode ser útil para melhorar a sensibilidade à insulina e reduzir os marcadores inflamatórios em seres humanos.

– Combater o cancro: Esta planta tem efeitos anti-tumorais, podendo auxiliar no controle do crescimento do tumor e na prevenção do aumento das células cancerígenas, ajudando a impedir o crescimento de células cancerígenas principalmente devido às suas capacidades antioxidantes e imunológicas.

Passiflora: A passiflora possui elevadas quantidades de flavonoides, os quais apresentam vários efeitos biológicos e farmacológicos, incluindo atividade antibacteriana, antiviral, anti-inflamatória, antialérgica e vasodilatadora.

Ação calmante: A passiflora estimula a libertação de hormonas que levam ao relaxamento e sensação de bem-estar. Por isso, a planta é benéfica em casos de insónia.

Previne a depressão: A passiflora ajuda a evitar a depressão devido à sensação de bem-estar que ela proporciona. Os seus componentes químicos primários, como os flavonoides, agem de forma relaxante e antidepressiva no organismo.

Melhora a concentração: Ao proporcionar maior sensação de bem-estar e relaxamento, consegue-se alcançar um maior estado de concentração.

Controla a tensão arterial: As harmalas, substâncias presentes na passiflora inibem o consumo excessivo e desnecessário de oxigénio pelo cérebro. Acredita-se que estes compostos também são responsáveis por diminuir os níveis de circulação e respiração, reduzindo a tensão arterial.

Além disso, estas substâncias inibem a peroxidação lipídica e reduzem o risco de doenças cardiovasculares, efeitos estes relacionados com a sua atividade antioxidante, caracterizada pela capacidade de capturar os radicais livres em organismos vivos.

5-HTP: O 5-HTP é um tipo de aminoácido que é naturalmente produzido pelo corpo e que é utilizado no processo de produção da serotonina, um importante neurotransmissor que facilita a transmissão dos sinais elétricos entre as células nervosas e que contribui para o bom humor.

Assim, quando os níveis de 5-HTP estão muito baixos, o organismo não consegue produzir serotonina em quantidade suficiente e isso aumenta o risco de a pessoa desenvolver vários tipos de transtornos psicológicos, especialmente ansiedade, depressão ou problemas para dormir, por exemplo.

A suplementação com 5-HTP tem sido cada vez mais utilizada, como forma de tentar aumentar a produção de serotonina e facilitar o tratamento de alguns transtornos psicológicos mais comuns: depressão, ansiedade e problemas de sono.

GABA: O ácido gama-aminobutírico é um dos mais importantes neurotransmissores, tendo a função de desacelerar a atividade cerebral (além de estar também envolvido na visão, no sono, músculos e controlo motor). 

As doenças e os transtornos relacionados com a disfunção do GABA incluem autismo, transtorno bipolar, depressão, esquizofrenia, epilepsia, fibromialgia, meningite, alguns tipos de demência e alguns transtornos intestinais.

Uma das funções mais importantes do GABA é a sua capacidade de minimizar o stresse e a ansiedade. Quando os seus níveis estão baixos, aumentam as chances de nos sentirmos ansiosos, angustiados e muito sensíveis à estimulação.

Daí que se pense que esse neurotransmissor pode diminuir especificamente os pensamentos não desejados que alimentam o stresse, a ansiedade, a depressão e outros transtornos do sistema nervoso.

Outra forma pela qual o ácido gama-aminobutírico afeta a atividade cerebral é por alterar os padrões de ondas cerebrais. A presença do GABA aumenta as ondas cerebrais associadas a um estado relaxado (ondas alfa) e diminui as associadas com o stresse e a ansiedade (ondas beta).

SAMe: É uma das substâncias naturais mais estudadas.

Segundo esses estudos, o SAMe consegue aumentar simultaneamente as concentrações no cérebro de vários neurotransmissores: noradrenalina (um estimulante natural), dopamina (que origina o sentimento de bem-estar) e serotonina (um calmante natural). Um aumento dos níveis destes neuromediadores está geralmente associado a efeitos antidepressivos. Como é um composto natural, praticamente sem efeitos secundários, os seus efeitos antidepressivos tornam-na uma ferramenta potencialmente importante no tratamento da depressão.

Valeriana: Por ser um calmante natural, a valeriana pode ser usada como tratamento natural para diversos distúrbios, tais como:

– Dificuldade em dormir e cansaço mental, pois tem um efeito tranquilizante, sendo capaz de diminuir o tempo que a pessoa leva para dormir.

– Stresse, irritabilidade e ansiedade, a valeriana possui substâncias que podem interagir com neurotransmissores sedantes, o que reduz os sintomas de stresse e ansiedade.

Bacopa Monnieri: Além de ser excelente para a memória, pois a Bacopa tem propriedades antioxidantes que protegem o cérebro contra os radicais livres que danificam a atividade neurológica normal. A toma da Bacopa altera o funcionamento natural de certos neurotransmissores que regulam a atividade da serotonina. Além disso, a planta contém hersaponina na sua lista de ingredientes ativos, o qual é responsável por enviar sinais sedativos ao cérebro.

Como complemento, poderemos ainda implementar o uso da aromaterapia.

A aromaterapia é uma técnica que utiliza óleos essenciais para promover a saúde e o bem-estar. Os óleos essenciais podem ser inalados diretamente ou adicionados a um banho ou difusor quente. Óleos como a Bergamota, Lavanda, Sálvia, Toranja e Ylang Ylang, ajudam a aliviar os sintomas da ansiedade, relaxar e melhorar a qualidade do sono.

E obviamente, dever-se-á praticar exercício físico regularmente. Além de fazer bem à saúde (tanto fisicamente e mentalmente), é um hábito que funciona como um remédio natural para ansiedade, funcionando de modo semelhante à medicação, perdurando o seu efeito por horas após o treino.

VISITE:

MAUI ERVANÁRIA

DR. TITO LÍVIO FREIRE

Rua Prof. Bento de jesus Caraça, 23-B, 2860-482 Moita

Telefone: 21 289 8024