BUTTERLIES – DESBORBOLETAR, Por Ivo Mota Veiga.

Em 2017 foram aqui publicados um conjunto de exposições virtuais, Momentos, Expressões de Liberdade, Reencontro, Universo Absoluto, Heroes, Betão, que apesar de diversificadas, estabelecem uniformidade cultural. A presença destes artistas nas exposições postadas pelo Blogue, para além dos aspetos sociais, culturais e estéticos, dá-nos um belo motivo para abraçar o diferente e a possibilidade de nos tornarmos mais criativos.

Como o estímulo à diversidade cultural pode aumentar a criatividade!

Neste contexto, pretendo abrir inúmeras possibilidades de ver o mundo, estimular a criatividade que nos liga ao passado, presente e futuro, seja através de artistas reconhecidos ou novos talentos. No fundo, o meu propósito é divulgar todo o tipo de arte.

Pretendo dar a conhecer não só as suas obras, mas também os artistas participantes, valorizando a diversidade e permeando a ideia de coletividade sobre a qual o Blog foi refletido.

É minha vontade disponibilizar várias obras de arte, das mais díspares técnicas e materiais, desde a pintura, ilustrações, esculturas, artesanato a objetos e acessórios, para constituir, além de um importante fator de dinamização, um portfolio on-line bastante diversificado e democrático.

Em 2018 vou continuar a reforçar a aposta na diversidade cultural para continuar a crescer… e a unir. É a diversidade que nos une.

 A diversidade cultural é essencial, porque se relaciona com vários domínios da vida, do estar, do fazer, do ser.

Pretendo continuar a apresentar com regularidade exposições ecléticas, mostrando, num mesmo espaço, as melhores “mostras” de diversidade cultural, seja com artistas reconhecidos ou novos talentos.

São múltiplas as possibilidades de exposição cultural… oportunidades para nos enriquecermos, vendo, apreciando e partilhando!

Almejo continuar a disseminar a arte, por isso em 2018, “Salte cá para fora…”, e venha apreciar o que temos para mostrar. Hoje é o trabalho do artista plástico Ivo Mota Veiga.

BIO

Ivo Mota Veiga nasceu em Luanda em 1975, reside em Seia e participa há vários anos em exposições individuais e coletivas no país e no estrangeiro.

Embaixador da Escola Profissional da Serra da Estrela, concluiu no ano letivo de 1996/97, o curso de Design Industrial, sendo distinguido publicamente, pelo mérito escolar obtido como estudante.

Conta ainda no currículo com vários prémios e menções honrosas. Em 2014, foi homenageado e reconhecido com mérito, no Festival ARTIS XII, pelo seu contributo no panorama das artes plásticas.

A sua obra é muito diversificada, abrangendo o artesanato, o desenho e a pintura convencional em vários suportes e a pintura digital.

Preocupado com as questões ambientais, alguns dos seus trabalhos, também são executadas através da reciclagem, pretendendo mostrar que, através da imaginação e criatividade, podemos reaproveitar todos os tipos de materiais e transformá-los em belíssimas Obras de Arte.

Sobre a exposição, “Butterflies – Desborboletar”, a partir de fotografias reais, Ivo Mota Veiga deu asas à imaginação e criou uma coleção de trabalhos em pintura digital, completamente abstracionista, cheia de cor, movimento, alegria e vida!

Sempre com a preocupação de deixar em cada uma das obras, uma marca da borboleta.

O artista plástico refere “nas últimas duas décadas, tenho exposto, com o objetivo de estimular as pessoas, a olharem para a arte como um importantíssimo manifesto intelectual da nossa cultura”.

EXPOSIÇÕES COLETIVAS E INDIVIDUAIS

Exposições Coletivas:

Exposição Internacional de Arte Postal, Amadora (1995); Exposição Internacional de Arte Postal, República Checa (1996); Exposição Internacional de Arte Postal, Cine’Eco, Seia (1999); Exposição Nacional de Desenho Tavares Correia, Seia (1996); 1ª Exposição de Artistas Senenses, Seia (1998); Exposição Jovens Artistas, Seia (1998); 2ª Exposição de Artistas Senenses, Seia (1999); Exposição Arte Jovem, S. Romão (2000); Exposição Góis Arte, Góis (1999); Exposição ARTIS, Seia (2006/2007/2008/2009/2010/2013/2014/2016); Exposição de Artes Plásticas, Oliveira do Hospital (2015/2016); Exposição de Pintura, Vila Nova de Oliveirinha (2015); Exposição de Pintura 2 Artistas 2 olhares, Restaurante Majoal/Viseu (2015); Exposição de Pintura 2 Artistas 2 olhares, Restaurante Piazza di Roma/Viseu(2016).

Exposições Individuais:

Exposição no Cheers Bar, Seia (1999); Exposição no Foyer do Espaço Internet da Casa Municipal da Cultura de Seia (2005); Exposição no Museu Municipal Dr. António Simões Saraiva, Bobadela (2006); Exposição Simbologias, no Foyer do Cine Teatro Jardim de Seia (2007); Exposição na Casa Municipal da Cultura de Mêda (2010); Exposição no Posto de Turismo de Loriga (2012); Exposição Desenho Automóvel, no Foyer do Cine-Teatro Jardim de Seia (2013); Exposição Seia de Natal, Foyer do Cine-Teatro Jardim de Seia (2014); Exposição Butterflies, no Borboletário do Parque Ambiental de Sta. Margarida (2015); Exposição Visões, na Casa da Cultura de Oliveira do Hospital (2015); Exposição Visões, nas Galerias do Teatro-Cine de Gouveia (2015); Exposição Visões, na Casa Municipal da Cultura de Mêda (2015); Exposição Longroiva – encanto e história, na Biblioteca Municipal de Mêda (2015/16); Exposição Memórias e Reflexões, na Casa Municipal da Cultura de Mêda (2016); Exposição Feminismo, na Biblioteca Municipal de Mêda (2016); Exposição Memórias e Reflexões, no TMG – Teatro Municipal da Guarda (2016); Exposição Memórias e Reflexões, no Palácio do Gelo Shopping de Viseu (2016); Exposição Butterflies, no CISE- Centro Interpretação Serra Estrela, Seia (2016); Exposição Butterflies’Garden, no Seia Summer Sensations (2016).

Menções Honrosas:

-1º Prémio no Concurso de Banda Desenhada EPSE, Seia (1995)

-3º Prémio no Concurso do Brasão para a Freguesia de Seia (1995)

-3º Prémio no Concurso de Vestidos Chita EPSE, Seia (1997)

– Diploma de Mérito no panorama das Artes Plásticas – ARTIS, Seia (2014)

Visite a Página do Artista Plástico: Ivo Mota Veiga.