CONHECER PARA AJUDAR!

O desafio que se impõe para os próximos anos é dar continuidade às rúbricas do Blog e, simultaneamente, ampliar a sua esfera de ação a áreas de ajuda humanitária, contribuindo eventualmente para aliviar o sofrimento de alguns e honrar todos os homens e mulheres que se dedicam a ajudar os outros.

Pretendo promover e divulgar as ajudas humanitárias, as atividades desenvolvidas e estimular a apresentação de projetos inovadores ou apoiar a continuidade de outros já em curso.

Neste artigo convido a conhecer a ação concebida no âmbito dos objetivos traçados pela Associação Amizade Guiné-Bissau/Espanha, e apoiar o projeto já em curso da construção de escolas na região de Quinara, Guiné-Bissau.

A Associação Amizade Guiné-Bissau/Espanha é uma associação particular de caráter social e humanitário, de âmbito internacional, sem fins lucrativos, não partidária, secular e não governamental que almeja apoiar alunos que vivem em regiões rurais mais pobres, criando um programa para requalificar estruturas e proporcionar o acesso a uma educação de qualidade.

Neste processo, a construção e requalificação de escolas é a proposta para a resolução de problemas sociais, no sentido de melhorar o bem-estar social e promover o desenvolvimento da Guiné-Bissau. Acredita-se que as crianças de hoje, com instrução, nos graus elementares e fundamentais, serão os homens do amanhã, que contribuirão para o desenvolvimento do país sem abandonarem a sua terra natal. É sem dúvida nenhuma, a base do desenvolvimento e o percurso para o futuro das gerações vindouras. O conhecimento é tido como o motor do progresso.

Neste caso, as escolas representam o compromisso com o investimento na educação destas crianças rurais, que são a chave do futuro.

A Associação surgiu de um encontro de amigos entre Evelina Sánchez-Albornoz (Espanha), Bacar Mané e Lassana Indjai, ambos guineenses.

Resolveram criar a associação na sequência de uma viagem à Guiné-Bissau e após um contacto mais profundo com a realidade da região de Quinara e depararem-se com as dificuldades e problemas das gentes daquele país.

Nos locais visitados, observaram a vontade dos pais de que os filhos frequentassem a escola e o interesse das crianças pelo estudo! Esta particularidade é importante! Faz toda a diferença. Mostra-se enriquecedora uma vez que os pais recuperam a possibilidade de olhar para os seus filhos com mais esperança, em relação às dificuldades apresentadas, e acabam por ver resolvidas as suas angustias (por não terem estudado) através dos filhos. Assim, os resultados a obter com o projeto tornam-se ainda mais eficazes.

Por acreditarem na vontade destas gentes decidiram criar a Associação Amizade Guiné-Bissau/Espanha, com o propósito de darem prioridade à educação, e sobretudo por reconhecerem que é aqui que começa, é aqui a base do progresso e o caminho para o futuro das gerações vindouras.

Com essa ideia em mente, partiram para o terreno à procura de soluções. Analisaram várias alternativas e acabaram por apresentar esta proposta, apesar de terem consciência que leva à dependência de ajudas humanitárias, para além de todas as outras dificuldades inerentes ao desenvolvimento e concretização do projeto.

O PROJETO

Criada em 2015, a Associação – Projeto Amizade Guiné-Bissau/Espanha tem em curso projetos de ajuda humanitária, desenvolvimento comunitário e educação para o desenvolvimento de algumas regiões da Guiné-Bissau.

As suas intervenções estão focalizadas na Guiné-Bissau, através de projetos que envolvem angariação de materiais e a sua distribuição, construção, renovação e manutenção de escolas, bibliotecas, etc.

A campanha lançada visa a edificação, requalificação de escolas no meio rural onde as crianças ainda não têm escolas, ou a remodelação das existentes.

Além das campanhas que promove para o desenvolvimento de projetos, que incluem a construção de escolas, bibliotecas, ludoteca, centro cultural e um centro de acesso à internet, entre muitos outros, a Associação tem um programa de apadrinhamento à distância, que permite a todos nós apoiar, com equipamentos como painéis solares, dotar todo o espaço com eletricidade, livros em português e brinquedos que contribuem para o desenvolvimento, imaginação e fantasias dos meninos e meninas, bem como, apadrinhar o percurso escolar de uma criança e ao mesmo tempo contribuir para a introdução de melhorias na comunidade.

O contributo poderá também ser em dinheiro.

A Associação tem Objetivos Concretos:

O principal objetivo é construir/requalificar escolas, adquirir material e equipamentos, para facultar o acesso à educação de crianças pobres de zonas rurais remotas.

Com o tempo, o trabalho desenvolvido com o objetivo de conseguir formas de acesso ao ensino/educação, a alunos com poucas posses na Guiné-Bissau rural, tornou-se numa vontade regular. A Associação reuniu e mantém um pequeno grupo liderado por Evelina que apoia as comunidades locais, cooperando, sob as leis locais, e gerindo o projeto da edificação/remodelação de escolas, que abrange outras áreas, da região de Quinara, e não só, no futuro em toda a Guiné-Bissau.

Segundo Evelina o desenvolvimento deste projeto assenta em 5 pilares essenciais:

– Apoiar, educar, estimular;

– Apoiar e desenvolver a educação de todos (mais novos, mulheres);

– Intervir no sentido de melhorar as condições de vida (água, luz e saúde);

– Apoiar pais e professores que já têm um papel na educação de todos;

– Apoiar a pro atividade individual de cada e estimular as pessoas a lutarem por elas mesmas ajudando a desenvolver novas ferramentas.

O TESTUMUNHO DE EVELINA DÁ-NOS CONTA DO TRABALHO JÁ EFECTUADO.

A Associação não-governamental para o desenvolvimento, Amizade Guiné-Bissau/Espanha tem trabalhado, desde a sua criação, em projetos humildes, com a preciosa ajuda dos amigos.

Tendo visitado 8 escolas das diferentes tabancas no sul do país, a Associação decidiu apoiar todas. Com as verbas provenientes dos donativos feitos pelas pessoas -contributo a que têm vindo a apelar- doaram material escolar para as escolas das diferentes tabancas e já construíram duas “escolinhas para os meninos da Guiné”, em Quinara.

Os vídeos e as fotografias salientam o impacto positivo que premeia a cidadania, a educação, o cooperativismo e o enriquecimento da vida da comunidade Guineense.

Em julho de 2015, organizaram o festival de encerramento do ano escolar para apoiar e consciencializar a povoação local da importância deste projeto. Contaram com a ajuda do artista local e cantor Dimas e foi do seu reportório que surgiu a canção “Amizade” que depressa se tornou no “hino” deste projeto. Gravaram um CD, e com a venda do mesmo angariaram fundos que reverteram a favor do projeto.

Em 2016, ajudaram a Escola Evangélica de Empada a reabilitar toda a estrutura do edifício, pois trata-se de uma escola de grande importância para a região uma vez que acolhe quase 300 alunos.

O primeiro grande projeto surgiu em janeiro de 2016. Conseguiram juntar toda a tabanca de São Martinho, que se comprometeu em substituir uma escola construída com caniços, por uma nova construída com tijolos. A Associação deu o dinheiro para os materiais de construção e os homens da tabanca deram a mão-de-obra.

Um ano depois, a Associação regressou para assistir à inauguração da 1ª escola.

Mais tarde, lançaram um pedido de ajuda para a escola de Ga-Baio, mais propriamente, para o professor Baionco. Um rapaz muito apreciado entre os alunos, que necessitava de uma bicicleta para se deslocar, devido a ser portador de deficiência física. Em pouco tempo conseguiram solucionar o problema.

Em janeiro de 2017, na 2ª visita aos projetos em curso na Guiné, mais propriamente na tabanca de Caur de Baixo, “estimulada pela notícia da nova escola em São Martinho”, resolveram reunir forças e mais uma vez com a ajuda da população local, lançaram a primeira pedra para a construção de uma nova escola, que foi inaugurada em fevereiro de 2018.

A Associação pretende que todos os projetos cresçam com o envolvimento e intervenção das populações das tabancas, pois acreditam que para além de criar um sentimento de pertença, esta intervenção vai ser uma mais valia para o seu desenvolvimento.

Por outro lado, não concedem financiamento sem contrapartidas. É a condição que impõem, num país onde devido às condições precárias das populações, e, ao abandono dos seus governantes, se habituou a viver e a implorar por caridade.

Neste momento estão a avaliar a próxima construção.

O próximo objetivo é construir um centro cultural em Empada, uma vez que seria um estímulo e uma grande ajuda ter uma biblioteca, ludoteca e um centro de acesso à internet.

Para tal necessitam de painéis solares e dotar todo o espaço com eletricidade. Gostariam, igualmente, de receber livros em português, e brinquedos que ajudem ao desenvolvimento, imaginação e as fantasias das crianças.

Para além da educação, propõe-se ainda, estimular as associações locais, através da arte e da cultura, promover o diálogo e a solidariedade entre os diferentes segmentos sociais.

A divulgação do destino dado ao dinheiro proveniente dos donativos consignados pelas pessoas, é um compromisso assumido pela associação desde o início.

Atualmente, o programa de construção de escolas da Guiné desempenha um papel vital no apoio às comunidades rurais da região de Quinara. Estão com um crowd funding, para enviar dinheiro para a compra de cadeiras para as escolas de São Martinho e Caur de Baixo. Gostariam de comprar 40 cadeiras, 20 para cada escola. Ou seja, uma cadeira para cada um dos alunos.

Adicionalmente, o blog apadrinhou este projeto de construção de escolas na Guiné e estabeleceu uma parceria com a Associação “Amizade Guiné-Bissau/Espanha”.

Esta parceria vem ao encontro do meu desejo de fortalecer as relações de cooperação internacional e amizade e por se tratar de uma iniciativa destinada a reconhecer as capacidades do ser humano, promover e divulgar o voluntariado, as ajudas humanitárias, as suas atividades e a estimular a população ao diálogo e a solidariedade, apoiar a pro atividade individual e por incentivar as pessoas a batalharem por elas próprias ajudando a desenvolver novas ferramentas e sobretudo por apoiar e desenvolver a educação/instrução de todos.

Continuarei a cooperar com a Associação com vista a prosseguir com este projeto e com as iniciativas educacionais na Guiné rural. Enquanto preconizarem este espirito “as pessoas precisam que as ensinem a pescar e não que lhes deem o peixe”!

Lançamos, a partir de hoje, esta campanha “CONHECER PARA AJUDAR”, de recolha de donativos, em Portugal, que poderá ser através de donativos em dinheiro, material de construção civil, escolar, livros, brinquedos, encaminhado para a Evelina Sánchez -Albornoz – Evelina Sánchez– que lidera o projeto.

A Associação, à semelhança dos anos anteriores, disponibiliza todas as atividades que poderão ser consultadas aqui: Amizade Guinea Bissau-España.

O QUE SE VIVE NA INFÂNCIA NÃO FICA NA INFÂNCIA… FICA PARA TODA A VIDA! “CONHECER PARA AJUDAR”, A GUINÉ-BISSAU, PARA QUE O FUTURO SEJA MELHOR QUE O PRESENTE!