BOA VISÃO À VISTA!

Já abordei aqui no blog em artigos anteriores, Óculos com Elas,  Óculos e Moda e Óculos de Sol, a importância de proteger os olhos, alertando para a relevância das consultas e exames oftalmológicos de rotina para prevenir e detetar doenças relacionadas com a visão. Os benefícios de manter os olhos saudáveis, são imprescindíveis para garantir o nosso bem-estar físico e psicológico, e porque não, também, para construir uma imagem cuidada e adequada ao nosso próprio estilo.

Porque “Prevenir é Fundamental”, pode fazer-se muito para manter saudáveis os nossos olhos.

É de consenso que toda a gente deve, com alguma frequência, vigiar de perto a saúde ocular.

O primeiro passo é sem dúvida procurar, de tempos a tempos, um profissional especializado e capacitado.

Todavia, é importante saber distinguir entre optometria, oftalmologia e ótica. Cada uma delas desempenha funções diferentes na prestação de cuidados de saúde.

Os especialistas em optometria são profissionais de saúde dotados de conhecimentos para identificação de situações patológicas frequentes e a sua referenciação à oftalmologia. Um optometrista não é, no entanto, um médico. Optometria serve para a medição da acuidade visual.

Por seu lado, o oftalmologista é um médico especializado em cuidados de visão. Os oftalmologistas diferem dos especialistas em optometria e em ótica pela sua especialização e formação, bem como pelo âmbito do que podem diagnosticar e tratar.

Um oftalmologista pode praticar medicina e cirurgia. Além disso, trata todas as doenças oculares e prescreve óculos e lentes de contacto para corrigir problemas de visão.

Por fim, os técnicos de ótica, ao contrário dos especialistas em optometria ou oftalmologia, são formados para conceber, verificar e enquadrar lentes e armações, lentes de contacto e outros equipamentos para corrigir problemas de visão.

Socorrem-se das indicações dos oftalmologistas e dos especialistas em optometria, mas não fazem testes à visão nem prescrevem óculos ou lentes de contacto, não lhes sendo permitido diagnosticar ou tratar doenças oculares.

Quando o optometrista deteta um problema mais grave, reencaminha, de imediato, o paciente para um médico oftalmologista, que dispõe de instrumentos e de conhecimento adequado à sua resolução.

Porém, algumas anomalias oculares podem ser resolvidas em consultas de optometria regulares.

Foi assim que procedi. Marquei consulta com o optometrista Bruno Miguel Milheiro, na Ótica Milheiro.

O exame ocular efetuado pelo optometrista, serviu basicamente para avaliar a minha Acuidade Visual.

Nos dias de hoje, o uso constante de computadores, laptops, smartphones, tablets ou até mesmo a televisão tem como resultado que os nossos olhos permaneçam abertos e focados na mesma distância por muito tempo, diminuindo assim a frequência do pestanejar e a lubrificação dos próprios olhos. Isso pode causar fadiga ocular, que origina dores de cabeça, ardor, vermelhidão e visão desfocada ao fim do dia, influenciando assim a qualidade da nossa visão.

Higiene da Visão

Para a situação acima citada são sobretudo as estratégias de educação que têm impacto. A adoção de estilo de vida saudável (Higiene da Visão) é fortalecida em períodos de pausa de esforço visual. Devem ser atividades que não envolvam, portanto, tarefas para uma distância de perto. Ou seja, adotando comportamentos que diminuam o esforço na visão ao perto. Como por exemplo:

A Postura: deve sentar-se corretamente, os pés apoiados no chão e as costas direitas e de preferência apoiadas na região lombar. Os antebraços devem estar apoiados na secretária. A Iluminação: é muito importante. Deve haver uma iluminação no teto e outra diretamente para o plano de trabalho, que não provoque deslumbramento ou sombra ao escrever. Colocar o candeeiro do lado esquerdo se pessoa for destra. Se for canhota, colocar do lado direito e sempre que possível por cima do ombro. A secretária: para facilitar uma boa postura a ler e a escrever é conveniente que o plano da secretária tenha uma inclinação de 20º. Deve ser colocada à frente de uma janela para se poder olhar para longe. A Distância: não se deve aproximar demasiado para ler ou escrever, nem inclinar ou rodar a cabeça e as costas. Todas as atividades devem ser realizadas à mesma distância, que é a que vai do cotovelo à primeira falange do dedo médio. A Televisão: a distância ideal para ver televisão é de 3 m ou mais. O local deve estar bem iluminado, mas não deve haver reflexos no ecrã. Não se deve ver televisão deitado. As crianças não devem ver televisão mais de 2 horas diárias, pois pode reduzir a capacidade de raciocínio e a criatividade. Os Computadores e outros dipositivos eletrónicos: as crianças devem evitar estar em frente do computador ou outros dispositivos de jogos eletrónicos, mais de 30 minutos, sem descansar 10 minutos pelo menos.

Quanto à lubrificação ocular, como constitui uma situação patológica de olho seco, é aconselhável um exame de Optometria para avaliar a sua gravidade e, caso seja necessário, referenciar para um Oftalmologista.

Nem todas as anomalias justificam a prescrição de óculos.

Independentemente da sua idade ou do estado de saúde, as consultas de optometria são muito importantes. Durante os exames de rastreio o optometrista verifica os olhos, ao pormenor, para procurar doenças oculares comuns, avaliar como funcionam em conjunto e efetuar a medição da acuidade visual como indicador do seu estado de saúde geral.

Além disso, nestas consultas, são frequentemente detetadas doenças sistémicas crónicas, como pressão arterial elevada ou diabetes.

Eis uma pergunta “batida”: “com qual vê melhor, esta ou a outra?”  

O melhor é ficar desperto para não errar na escolha da graduação da lente!

Após a avaliação e verificação da necessidade de correção ótica poderá encontrar o modelo mais adequado ao seu rosto. Algumas sugestões:

Várias Armações e agora?

Entrar na ótica Milheiro é um convite para nos perdermos entre vários tipos e formatos de armações. Tarefa árdua que requer alguns cuidados. Ter atenção a detalhes que poderão, eventualmente, fazer das armações um sucesso ou um desastroso fracasso.

A qualidade das armações e o excelente atendimento são particularidades em qualquer área.

Nesta área, com ajuda de um oficial de ótica, especialista habilitado para indicar as melhores armações, para cada rosto, dependendo do modelo da lente e da tecnologia usada, o design da armação tem um papel fundamental.

Na Ótica Milheiro, a oficial de ótica, ajuda-nos a escolher os óculos mais adequados e que nos proporcionam uma visão clara e confortável, fazendo os ajustes necessários que garantem a sua perfeição.

Desta vez, optamos por uma armação da marca Mariano Di Vaio. Seja para um look mais casual, ou para algo mais requintado, Mariano Di Vaio é sempre uma excelente referência. Uma inspiração para os homens portugueses.

Créditos Fotográficos:

Pedro Bonnet

João Cercas

Agradecimentos

Bruno Miguel Milheiro – Optometrista

Bruno de Sousa – Oftalmologista

Exames de Optometria Grátis:  Optica Milheiro