MOMENTOS, DE SANTOS CARVALHO

MOMENTOS, a exposição de desenhos a carvão e esculturas da autoria de Santos Carvalho, revela como o erotismo desperta emoções sem data nem hora marcada. É o Momento…

É o momento em que Santos Carvalho transforma o erotismo em arte. O resultado é na verdade muito atrativo. Porquê? Não sei.

Será que há muita gente capaz de o explicar?

Como faz, também não o sei. Provavelmente é esse o verdadeiro segredo deste escultor e que o distingue de outras obras onde tudo é explícito. Nestas obras de Santos Carvalho, tudo é insinuado mas nada é explicito. O erotismo é qualquer coisa que adorna e esconde. Adornando e escondendo, insinua-o!  Esconde para mostrar, deixando tudo aquilo que esconde a mercê da imaginação de quem observa e aprecia a sua obra.

Santos Carvalho, o escultor, nasceu em Luanda em 1967. 

Cursou a área de Artes do Fogo na Escola António Arroio e prosseguiu a sua formação no Ensino Técnico de Restauro na área de Cantaria Artística, na Escola Profissional de Recuperação do Património, em Sintra.

O escultor trabalha em diversos materiais, como o ferro, a madeira, o acrílico e distintos tipos de pedra, entre outros.

Ao longo do seu percurso artístico realizou várias esculturas públicas, em espaços ao ar livre e em instituições públicas e privadas.

Participou em inúmeras exposições individuais, coletivas e em simpósios nacionais e internacionais.

Está representado em coleções em Espanha, Brasil, Inglaterra, Alemanha, USA e Noruega.

Sobre a exposição Momentos, de Santos Carvalho, Maria Andersen, escreve:

Demoro-me em cada esquina do teu corpo o dorso – o corpo inteiro ajustado a mim tuas curvas espessas onde me perco arrastando a saliva e o avesso do desejo o chão – o lençol – a desordem – só para ficar no céu da tua boca.

Encostada ao cátre onde a cal acalma – precipício impede-me de cantar o grito gemendo mais do que pretendo teu V na fímbria em que repousa como no dorso a rosa já que infiel a mim é a tua própria boca

Corpo a corpo acontece a guerra – “vulvos os cavalos” tropeçando nos gemidos da raiva em que me solto. 

 

Visite: Santos Carvalho – Santos Carvalho Escultor