SONO NA INFÂNCIA, POR ANA CHARNEIRA – PSICÓLOGA

 Durante o período de intenso crescimento e maturação do sistema nervoso central que se processa na infância, a sequência adequada e a duração das fases do sono desempenham um papel essencial na aquisição das funções cognitivas. Recentemente, têm-se realizado imensos estudos que se têm debruçado sobre a relação entre o sono e a capacidade de aprender, estudos estes que demonstram que a capacidade de memorização e de abstração, a criatividade e fluência verbais são prejudicadas pela redução e qualidade do tempo de sono.

As razões para que a criança ou adolescente não tenha um sono na quantidade e/ou com a qualidade necessárias à sua idade são várias aumentando à medida que aumenta a idade da criança, indo desde a sobrecarga de trabalho escolar ou atividades extracurriculares, excesso de tempo dedicado aos equipamentos eletrónicos (computadores, iPad etc..) e até à pouca organização dos horários familiares.

Na adolescência, além destes fatores também acresce a tendência natural para o atraso do período de sono, isto é, da hora de ir para a cama (mais tarde) e de acordar (mais tarde). Como as obrigações escolares obrigam a que o adolescente não se possa levantar mais tarde durante a semana e a compensação do tempo de sono efetuada ao fim de semana nem sempre é suficiente, o jovem fica em privação crónica de sono.

Este défice de sono pode traduzir-se por dificuldades de concentração e aprendizagem, problemas de comportamento, cansaço e instabilidade emocional; nas crianças mais novas o comportamento hiperativo e nas mais velhas, a sonolência, a agressividade e tendência para o risco são frequentes. Se estes sinais não são reconhecidos e valorizados pelos pais como secundários ao sono em falta e não forem tomadas medidas, o problema poderá tornar-se persistente.

Deverá ensinar o seu filho que fazer uma boa noite de sono na véspera de um teste dá melhores resultados do que estudar até altas horas ou fazer uma “direta”.

Poderá verificar no esquema da National Sleep Foundation de 2015, o tempo de sono mais adequado ao caso do seu filho, tendo em consideração que há variações individuais.

Idade Tempo Recomendado
0-3 meses 14 a 17 horas
4-11 meses 12 a 15 horas
1-2 anos 11 a 14 horas
3-5 anos 10 a 13 horas
6-13 anos 9 a 11 horas
14-17 anos 8 a 10 horas
18-25 anos 7 a 9 horas