O SONO, POR ANA CHARNEIRA – PSICÓLOGA

Tem dificuldades em dormir, em iniciar o sono, tem muitos despertares durante a noite, acorda mal-humorado, cansado, irritado, com dores no corpo, sentido que o sono não foi reparador? É sobre este tema que me proponho a falar nas próximas publicações uma vez que é um tema bastante complexo.

A insónia pode acarretar uma diminuição da sensação de bem-estar durante o dia, caracterizada pela alteração do estado de ânimo e da motivação, diminuição da atenção, da energia, da concentração e aumento da sensação de fadiga.

O sono tem um papel fundamental em todas as fases da nossa vida, desde o período em que estivemos aconchegados no útero da nossa mãe, passando pelas fases de crescimento e desenvolvimento da infância, na fase turbulenta da adolescência, até á vida agitada da idade adulta e às rugas e cabelos brancos da terceira idade.

A importância do sono deve-se à multiplicidade das suas funções, tais como a conservação da energia a regulação da temperatura corporal, ao restabelecimento de vários sistemas orgânicos e à promoção de funções cognitivas.

Estas funções cada uma delas tem a sua base numa das fases do sono, que se distribui ao longo da noite em vários ciclos, em que cada um deles é constituído por um período de sono NREM (ajuda-nos a recuperar as energias e é nesta fase que se produz a hormona do crescimento) e outro de sono REM (para alem dos sonhos, arrumamos ideias, sedimentamos os conhecimentos adquiridos e ficamos com “espaço” para pensar e para nos abstrairmos de forma mais fluida no dia seguinte).

Os próximos dois artigos serão sobre o sono, sendo que no próximo que falarei do Sono na Infância, e no seguinte falarei das perturbações no Sono na Idade Adulta.