“ SER OPTIMISTA “, Por ANA CHARNEIRA – Psicóloga

Todos nós temos dias ou momentos difíceis de pessimismo ou tristeza, quando passamos a ter recorrentemente uma visão pessimista e quando nos tornamos o nosso maior obstáculo para solucionarmos os nossos problemas e consequentemente vermos o nosso humor afetado, é importante que ponderemos sobre a possibilidade de mudar. Ser positivo consigo mesmo, em cenários bons ou maus, pode ajudar a enfrentar crises e situações complicadas.

É possível aprender a ser otimista, adotando um conjunto de pensamentos, atitudes e forma de estar positiva, para que seja possível olhar a vida de uma forma mais prática, vantajosa e funcional, para que tal aconteça terá de haver um trabalho e uma dedicação da sua parte.

ana2Deverá ser capaz de olhar para alguns dos seus erros, quer de pensamentos quer de decisões imponderadas, pois é importante que aumente a sua consciência sobre quando aciona uma estrutura mental negativa, para que imediatamente consiga alterar esses mesmos pensamentos em algo positivo, evitando assim que o seu pessimismo prevaleça.

Mudar a perspetiva pode parecer estranho, pois deve questionar-se “ como posso ser otimista perante uma situação menos boa?” Mas… procurar minimizar uma situação difícil ou olhá-la de forma a ver o que de bom existe, ou o que de positivo pode ser feito, pode parecer ilusório, mas com o passar do tempo e a prática, o seu lado otimista e positivo começará a fazer sentido.

Ao entrar nesta aventura de tornar-se otimista, vai aprender a ser capaz de ver as suas forças.

Abandone a negatividade, implemente o pensamento positivo na sua vida e encare a vida com otimismo…tudo será mais fácil.

“O pessimista vê dificuldade em cada oportunidade; o otimista vê uma oportunidade em cada dificuldade” . (Winston Churchill)