“MÁSCARA FACIAL COM PINTA |PARA DESARMAR O VÍRUS!”

Ainda mergulhados na pandemia covid-19 que trouxe algumas incertezas às nossas vidas, e apesar das inevitáveis alterações na realidade pós-quarentena, vai-se retomando a vida, recuperando os afetos interrompidos, saboreando a liberdade, revendo rostos amigos (embora tapados), e tanto mar e tanto ar, que é como acordar de um sono profundo… tão bom!

Nestes tempos excecionais que vivemos, a força dos que conseguem resistir ao vírus passa, também, naturalmente, por não se deixarem infetar. Importa repensar os moldes desta nova normalidade, para que isso aconteça! É fundamental que enquanto “grupo” todos incluamos medidas e atitudes de prevenção nos nossos hábitos, sobretudo aqueles que fazem parte do grupo de risco – doenças crónicas: doentes oncológicos, doentes cardiovasculares, diabéticos, doenças respiratórias e pessoas mais velhas.

De acordo com a Direção-Geral da Saúde, a COVID-19 pode ser transmitida de pessoa para pessoa, através de gotículas provenientes de tosse, espirros ou até da própria fala. Pode igualmente ser transmitida de forma indireta, através do contacto com superfícies para as quais estas mesmas gotículas tenham sido expelidas.

Desarmar o vírus!

Tudo o que precisa para um desconfinamento seguro é desarmar o vírus.

Neste contexto é essencial praticar um conjunto de medidas para se proteger a si próprio e a todos aqueles que o rodeiam das possíveis fontes de contágio. Não será demasiado relembrar:

Lavar as mãos frequentemente, de forma cuidadosa com água e sabão ou, caso não seja possível, utilizar uma solução desinfetante de base alcoólica (>70%); não tocar nos olhos, nariz ou boca sem ter as mãos devidamente lavadas; evitar o contacto próximo com outras pessoas e manter a distância de pelo menos um metro, ou dois.

USO GENERALIZADO DE MÁSCARAS FACIAIS

Segundo a Direção-Geral da Saúde, e de acordo com o Princípio da Precaução em Saúde Pública, a população deve utilizar máscaras, sobretudo em locais fechados com pouca ventilação e movimentados, entre os quais supermercados, farmácias, estabelecimentos comerciais e transportes públicos.

 “No rosto para proteção e no chão para contaminação”

Do ponto de vista económico e ambiental aconselha-se a não utilização de máscaras descartáveis, porque estão a ser abandonadas sem cuidado na via pública. No rosto para proteção e no chão para contaminação. Estão por todos os lados, oferecendo perigo nas praias, calçadas, estradas, parques, entradas de edifícios e nas ruas. Neste contexto faz mais sentido usar a máscara de pano reutilizável.

Todavia se porventura as utilizarem pelo menos que as ponham no lixo comum e não se vejam livres delas como um material reciclável, porque o crescimento do descartável, seja em plástico ou outro material, não faz qualquer sentido, muitas delas dão à costa nas praias e outras vão parar aos oceanos!

“As Máscaras descartáveis estão a intensificar um novo–velho- problema: a poluição do meio ambiente”

Sabemos que as máscaras são essenciais para evitar a disseminação do novo coronavírus, mas as descartáveis estão a intensificar um novo (velho) problema: a poluição do meio ambiente.

Isso implica produzir alternativas caseiras às máscaras cirúrgicas/descartáveis.

Por causa do surto pandémico de covid-19, é vital ter de as usar, durante algum tempo. Isto porque o vírus se propaga através das “gotículas” de saliva e da mucosidade. Se alguma pessoa infetada tossir ou espirrar, o vírus é impelido e não fica a flutuar no ar. Estas “gotículas” podem ser inaladas diretamente, ou, na maioria das vezes, ficar nas nossas mãos quando tocamos alguma superfície contaminada, que quando em contacto com a boca, o nariz ou os olhos, podem transmitir a infeção.

A máscara social, produzida a partir de têxteis, usada na comunidade é uma medida suplementar de proteção, o que significa que não substitui nenhuma das outras medidas, nenhum dos restantes cuidados, como respeitar o distanciamento físico, higienizar, desinfetar os espaços, superfícies e utensílios, lavar cuidadosamente as mãos e não as levar à cara.

Apesar das máscaras de pano reutilizáveis estarem a ganhar uma crescente procura, as descartáveis continuam a ser usadas e são uma das opções viáveis para uso em espaços fechados. Contudo quando utilizadas de forma incorreta, as máscaras podem aumentar o risco de infeção, seja por estarem mal colocadas ou mal higienizadas, pelo contacto que obrigam a ter com a cara ou simplesmente pelo facto de contribuírem para uma falsa sensação de segurança perante o vírus.

“As Máscaras de tecido laváveis, reutilizáveis e com filtro TnT ajudam a proteger e passaram a ser o novo normal”

As máscaras de tecido lavável, reutilizável e com filtro em TnT 80 gr, tornaram-se num acessório de moda, porém, a proteção sempre em primeiro lugar!

Com o aumento do uso de máscaras descartáveis, já referido neste artigo, que está a causar problemas sérios ao meio ambiente, a solução para esse problema é sem dúvida nenhuma: utilizar máscaras laváveis e reutilizáveis. Podem ser lavadas na máquina ou à mão, com água e sabão, e neste caso devem ser deixadas de molho durante um período de 20 a 30 minutos.

O Blog “A Boa Vida Persegue-me”, além de valorizar o comércio feito à mão/hand made, o comércio artesanal, o comércio de proximidade, incentiva igualmente os pequenos produtores e os empreendedores locais.

E porque o pequeno comércio continua a ser opção, aproximando pequenos produtores de consumidores, conheça algumas sugestões que o podem ajudar a si e à economia local.

São muitas as propostas que têm vindo a surgir no mercado. Veja abaixo algumas sugestões que encontrei para si:

AS MÁSCARAS FACIAIS SOLIDÁRIAS DA DESIGNER ROSELYN SILVA

Os tecidos de acervo e retalhos de Capulanas no atelier da designer Roselyn Silva viraram matéria-prima. Inspirada pelos panos africanos, de cores vibrantes, padrões étnicos e um toque de audácia a designer começou a confecionar máscaras reaproveitando o excedente e os estoques antigos desses tecidos e outros materiais, como uma medida para travar a disseminação do novo coronavírus e apoiar a campanha solidária da embaixada de São Tomé e Príncipe.

“As máscaras solidárias amigas do ambiente”

As máscaras sociais servem para proteger e chamar a atenção para uma causa solidária, sendo que parte das vendas é destinada  à Campanha Solidária da Embaixada de São Tomé e Príncipe em Portugal –  para ajudar no combate ao Covid19 em São Tomé e Príncipe e apoiar, igualmente, alguns doentes santomenses em Portugal, que se encontram em tratamentos e carecem de muitos cuidados – e também são amigas do ambiente, uma vez que a sustentabilidade está presente na confeção reutilizando os restos de Capulanas.

As máscaras de proteção individual, laváveis e reutilizáveis são confecionadas com tecido 100% algodão e num modelo tipo envelope com três camadas de tecido que permite a introdução de um filtro TNT. A filtragem impede que, pelo menos, as gotículas expelidas quando se fala ou tussa, não atinjam os outros.

Disponíveis em: Roselyn Silva

O DESIGNER MOMS AMADE CRIOU MÁSCARAS FACIAIS COMUNITÁRIAS PARA PESSOAS COMUNS, com designs diferentes, ousados, criativos, e com estampas que trazem o DNA da marca.

A corrida desenfreada às máscaras cirúrgicas e não cirúrgicas foi o despertar para que o Designer moçambicano Moms Amade, desse uso aos retalhos das Capulanas que tinha no atelier.

Ser criativo não é ser dono da ideia, mas sim colaborar, integrar e desenvolver. Foi o que o designer fez, reinventa-se nesta fase e criou um escudo de proteção contra todas as gotículas nocivas.

Uma couraça confecionada manualmente com criatividade e constituída por 3 camadas de proteção, no exterior por tecido/capulana 100% algodão e no interior por duas camadas em TNT, o forro de tecido e no meio abertura/suporte/bolsa para incluir um filtro substituível. Estilo e segurança no covid19 para o proteger a si e aos outros.  

As máscaras personalizáveis de Moms Amade são peças cheias de cor e estilo, um acessório indispensável nesta nova fase de resposta à covid-19 que implica novas rotinas.

Contacto: Moms Amade

MÁSCARAS DE PROTEÇÃO FACIAL MINIMALISTA BY JOE CROW

Usar máscaras é o novo acessório de proteção que não dispensa o cumprimento do distanciamento social e a higiene das mãos. A marca Joe Crow está a produzir “Máscaras de Segurança” reutilizáveis, laváveis com estilo minimalista e a combinar com o gosto de cada um.

São produzidas em Kydex/Cordura/Nylon reforçado, um material de qualidade, muito resistente (mais virado para a vertente militar/policial, mas que se expandiu para outras áreas) com a possibilidade de serem desinfetadas apenas utilizando o ferro de engomar. Com 3 texturas diferentes a do exterior protege e a do interior que está em contacto com o rosto é uma camada de algodão soft, para ser mais agradável, confortável, inclui ainda no interior/meio um filtro de TNT.

Contacto: Joe Crow

AS MÁSCARAS DE PROTEÇÃO DE DESPORTO & LAZER BY SPORT MASKS

As famílias voltaram a sair para praticar atividades desportivas, andar de bicicleta, de motorizada/aceleras, karts entre outras, e a Sport Masks, abraçou a ideia de confecionar máscaras comunitárias, emprestou algum estilo e criaram este novo acessório para desporto, com modelos à medida para todos os membros familiares, para usarem, protegerem-se e dar mais cor a esta nova realidade.

As Máscaras com novas cores para o verão, mais leves e frescas, são fabricadas em 3 camadas (filtros) a exterior em tecido sintético, no meio em espuma de 4mm, e em contacto com a cara em TNT (tecido não tecido), perfeitamente respiráveis e muito confortáveis são reutilizáveis e laváveis mantendo a mesma qualidade e o mesmo conforto.

São fabricadas em Portugal e com a possibilidade de serem enviadas via Ctt.

Contacto: Sport Masks

AS MÁSCARAS DE PROTEÇÃO REUTILIZÁVEIS E REVERSÍVEIS DAS “GIRAFINHAS”

Para as Girafinhas tornar o uso de máscara mais aprazível foi o mote. Assim pensaram dar alguma leveza e beleza às máscaras e desta forma contribuir para que a obrigação se torne menos pesada.

Às flores, aos quadrados, ao xadrez, lisas, às riscas ou às bolinhas, as máscaras caracterizam-se por serem artesanais, reversíveis (podem ser usadas dos dois lados), laváveis e reutilizáveis valorizando o handmade, o trabalho feito à mão e pela conjugação de padrões diferentes: de um lado estampadas e do outro lisas. A beleza e a suavidade não lhes retiram qualidade e proteção, trazendo harmonia a esta nova realidade.

O pack de Máscaras de Proteção Facial reutilizáveis, laváveis e reversíveis, eficaz em ambos os lados contém 1 filtro por máscara ou 3 filtros por máscara. Cada Máscara é composta por 3 camadas: tecido exterior 100% algodão; forro Interior 100% algodão e com suporte para filtro substituível TNT.

Para reutilizar, retirar o filtro TNT do interior e lavar a máscara em água quente, com sabão azul e branco. Depois de secar passar a ferro e colocar novo filtro.

Nota: poderá usar filtro da máquina de café.

Disponíveis em: As Girafinhas

Apesar de esconder o rosto, o sorriso, as traquinices e a beleza de muita gente, para aliviar este incomodo o melhor é comparamos “este novo normal” ao uso do cinto de segurança, que se tornou obrigatório e que é uma medida, concertada com outras medidas, para precaver contingências.

O VIRÚS AINDA ESTÁ POR CÁ SOLTO. SÓ VAI PARA ONDE O LEVARMOS… PROTEJA-SE!

Crédito Fotográfico: Pedro Bonnet.

Agradecimento: Kodachi-MoitaQtrip – Karts & Tours.