REFORÇAR PARA PROTEGER | Dr. Tito Lívio Freire

Os dias de isolamento social começam a ser muitos e nem tudo são rosas nestes dias de cativeiro. É uma altura muito exigente, vivemos momentos de medo, ansiedade, e para nosso espanto descobrimos um mundo desprotegido e dependente. Julgo que esta pandemia venha a ter profundas consequências a nível internacional, cuja dimensão, creio, obedecerá a três importantes factores, em cada país:

  • Não só o número de vítimas do covid-19, como também, o tempo que durar a pandemia;
  • As consequências económicas e sociais;
  • A forma como a crise for gerida, a capacidade de reagir e de resposta das organizações.

É tempo de repensar “esta vida errante” que temos levado! O isolamento pelo “Coronavírus” motiva a uma reflexão coletiva sobre vida e prioridades.

Diante deste panorama, de estado de emergência pelo “Coronavirus – Convid-19”, decretado pelo Presidente da República foram promovidas medidas de prevenção e contenção para apoiar cidadãos, famílias e empresas no combate aos efeitos causados pela Covid-19.

O que está em causa é essencialmente o direito à liberdade de circulação, na medida em que as pessoas poderão ser impedidas de sair de casa ou de circular livremente. A par do isolamento social que é essencial, recomendações, como o teletrabalho, o impedimento de reuniões entre várias pessoas, o acesso a lares, o encerramento de escolas, e a suspensão da liberdade de iniciativa económica, a partir do momento que se determinou que algumas atividades tinham que encerrar ou cumprir horários específicos.

Foram, ainda, promovidas campanhas de sensibilização em higiene e prevenção de doenças. Na esperança que, essa mudança de comportamento reduza a propagação do coronavírus o suficiente para os hospitais não ficarem sobrecarregados de pacientes e evitar assim que um maior número de pessoas seja infectado.

Vivemos tempos de cativeiro, a bem da nossa saúde. O que me leva a apoiar e divulgar todas as medidas essenciais que nos possam, eventualmente, proteger ainda mais.

Neste contexto e em parceria com a Ervanária Maui, publico um artigo assinado pelo Dr. Tito Lívio Freire que vem reforçar a ideia de que é importante protegermo-nos e proteger os outros. Mais vale prevenir que remediar! Isolemo-nos com todos os cuidados que a situação requer, abandonando toda a informação mediática.

Reforçar para Proteger! Por Dr. Tito Lívio Freire

Esta é uma época em que mais do que nunca nos interessa protegermos e proteger os outros.

É uma batalha. Para a vencermos temos de atuar em várias frentes!

Dr. Tito Freire

Como já amplamente tem sido divulgado, mas nunca é de mais

relembrar, a Covid-19 pode transmitir-se através de gotículas respiratórias ou contacto direto com secreções infetadas.

O contacto de pessoa para pessoa é também uma realidade e pode acontecer pela proximidade relativamente a alguém infetado com COVID-19, através de gotículas espalhadas quando tosse, espirra ou fala, podendo ser inaladas ou instalarem-se na boca, nariz ou olhos de quem lhes está próximo ou ainda através do contacto das mãos com uma superfície ou objetos infetados, sendo estes pontos de contaminação.

Por essa razão, antes de mais há que nos resguardarmos e manter a chamada distância social higiénica, cumprindo as indicações da DGS. Este ponto de partida, pode fazer toda a diferença!

Cumprida e mantida esta primeira parte, podemos e devemos reforçar o nosso sistema imunitário, pois será sempre uma forma de, na eventualidade de contágio, termos uma melhor resposta em termos defensivos, de combate e posterior recuperação do nosso organismo.

Deveremos então atuar a vários níveis para conseguirmos ter um metabolismo mais eficaz.

Sabemos que os tempos que vivemos não são fáceis, mas não devemos descurar o sono, pois é um dos fatores mais importantes para a saúde do organismo. Noites mal dormidas ou poucas horas de sono, normalmente aumentam o nível de stress do organismo e baixam a imunidade.

Obrigatoriamente há que ter atenção à nossa alimentação, pois o nosso sistema imunitário é composto por células e anticorpos que estão em constante renovação e as proteínas, hidratos de carbono e lípidos são fundamentais para a formação desses componentes. Daí a importância de ter uma dieta equilibrada que inclua os diversos nutrientes e evitar os açúcares e gorduras saturadas.

Ingerir bastante água (é extremamente importante mantermo-nos hidratados), pois além de ajudar na renovação celular, a água lubrifica as vias aéreas e evita que infeções e alergias atinjam o nosso organismo. Pode e deve alternar a ingestão de água com tisanas que fortaleçam o sistema imunitário, tais como:

Equinácea – é uma das plantas mais conhecidas para fortalecer o sistema imunitário, pois alguns estudos indicam que possui substâncias que são imunomoduladoras;

Unha de gato – possui propriedades medicinais anti-inflamatórias e reativadoras da imunidade;

Gengibre – diminui o risco de infeções no organismo, tendo efeito comprovado contra o crescimento de bactérias e desenvolvimento de vírus, especialmente ao nível do aparelho respiratório.

Relativamente aos alimentos, basicamente devemos aumentar o consumo de vegetais cozinhados e evitar alimentos crus (por uma questão de segurança). Uma boa opção é incluir sempre sopa nas duas refeições.

Ingerir frutas várias, incluindo também as bagas, tais como os mirtilos e framboesas devido às suas propriedades antioxidantes.

Outro dos alimentos, pouco conhecido, mas com propriedades excecionais, é o mel de Manuka, originário da Nova Zelândia e Austrália. Todos os tipos de mel têm muitos benefícios para a saúde, por conterem peróxido de hidrogénio, mas o mel de Manuka tem em particular uma excelente ação antibacteriana e uma boa capacidade de matar bactérias e vírus.

Como esta é uma fase em que a única certeza é a de que o nosso sistema imunitário nunca precisou tanto de ajuda, poderemos ajudá-lo com alguns suplementos amplamente estudados, evitando sempre recorrer a fórmulas ou produtos com falsas promessas de cura, pois esses poderão, ao invés de ajudar o sistema imunitário, comprometê-lo seriamente abrindo brechas na sua capacidade de resposta.

Neste período deverá suplementar-se com vitamina C, por ser um excelente anti-oxidante e aumentar a imunidade.

Também não será descabido suplementar-se com vitamina D, uma vez que devido ao facto de estarmos mais resguardados, não a absorvemos convenientemente, além de que aumenta a imunidade.

Há ainda outros suplementos de marcada ação imunitária:

Echinacea purpúrea – estimula a atividade das células responsáveis pela luta contra todos os tipos de infeção, ajudando o nosso sistema imunitário a ser mais eficiente perante o ataque de bactérias, vírus e células alteradas. Além disso, alguns estudos indicam ter capacidade antidepressiva pela estimulação da L-DOPA, o que nesta fase tem todo o sentido.

Própolis – já amplamente conhecido e utilizado, o própolis não só atua como antibiótico natural, como também reforça o sistema imunitário, aumentando as defesas do organismo por estimulação das células que nos protegem das agressões externas. Daí que das suas principais propriedades se destacam a sua ação antibacteriana, antiviral, antisséptica, imunoestimulante e antioxidante.

Zinco – é o micronutriente com a maior ação sobre o sistema imunitário. O zinco é importante tanto para a síntese das células imunológicas como na sua ação de defesa contra vírus, bactérias e fungos.

Além disso, também protege o organismo devido à sua ação antioxidante, diminuindo a quantidade de radicais livres no nosso corpo. Esse tipo de molécula, afeta negativamente as funções das células.

De referir que aproximadamente 100 enzimas diferentes precisam do zinco para conseguir catalisar reações químicas que mantém as funções celulares eficientes.

Daí que o zinco além de ter um papel importante na nossa imunidade, ajuda praticamente todo o corpo a funcionar melhor.

Beta Glucanos – têm um efeito imunomodulador no organismo, efeito antioxidante, e ao nível intestinal previnem a obstipação, promovendo os movimentos peristáltico e promovendo o aumento da população de bactérias benéficas, ou seja, um efeito prebiótico.

Onde encontramos as maiores concentrações de Beta Glucanos, é nos cogumelos, dos quais se destacam, pelas suas propriedades ao nível do aparelho respiratório e capacidade antiviral, o Cordyceps e o Shitake.

Cordyceps

Aumenta os níveis de ATP intracelular e a utilização do oxigénio;

Proporciona uma função pulmonar saudável;

Alivia os sintomas de pessoas com doenças respiratórias e, em particular, os asmáticos;

Reforça a resistência e melhora a qualidade de vida;

Estimula a força física de pacientes que sofrem de doenças respiratórias ou cardiovasculares;

Reduz os danos oxidativos dos radicais livres;

Shitake

É rico em Selênio, vitamina B2, B3, B5, B9, D, Cobre, Zinco, Manganês, e Cálcio;

Combate os Radicais Livres, ou seja, tem capacidade antioxidante;

Fortalece o Sistema Imunitário, pois o shitake contém uma substância (lentinana) que atua no mecanismo de defesa do organismo contra os agentes causadores de doenças:

Essa mesma substância, auxilia na manutenção do sistema imunológico do corpo, prevenindo e combatendo doenças e infeções;

Além das suas propriedades anti tumorais e antivirais, o shiitake também estimula os glóbulos brancos e anticorpos do corpo.

Todos estes elementos podem ser encontrados em fórmulas equilibradas e com boa biodisponibilidade. Temos é de ter sempre em atenção a qualidade e certificação dos laboratórios de origem, pois essa questão irá fazer toda a diferença.

Há que ter a plena consciência de que o indicado atrás é fabuloso para aumentar o nosso sistema imunitário, mas não é uma fórmula mágica, que nos torna invencíveis.

Mas se tivermos as nossas defesas bem preparadas e aliarmos a isso um comportamento defensivo e profilático, como o indicado pela DGS, então sim estamos a garantir um alto nível de segurança para nós e para os outros.

Em jeito de consideração final, transcrevo o refrão de uma música dos Xutos e Pontapés – “Negras como a noite”:

Vai ficar tudo bem,

Isso eu sei,

Quando o sol,

Se juntar ao mar,

E te voltar a beijar…