Carnosina – “Elixir” da juventude? | Dr. Tito Lívio Freire

Têm sido aqui publicados um conjunto de artigos que abordaram temas tão diferenciados como Alergias, Desintoxicação pós-Natal, Ozono uma Ajuda Preciosa, “Moringa – A Planta Milagrosa”, assinados pelo Dr. Tito Lívio Freire e que vieram reforçar a importância da nossa saúde e bem-estar!

É justamente por causa da saúde e bem-estar que continuamos a tratar deste tema central com a maior profundidade.

Desta vez sobre os benefícios do uso da Carnosina e as suas diversas finalidades.

Carnosina   – “Elixir” da juventude? Por Dr. Tito Lívio Freire

Descoberta em 1900 na Rússia, a Carnosina é um componente natural presente no nosso corpo, formada a partir da junção de dois aminoácidos: a histidina e a alanina.

Ela existe em grandes quantidades nos músculos esqueléticos, no cristalino dos olhos, no cérebro e no sistema nervoso.

Uma das principais funções desta substância é a sua ação antioxidante, auxiliando no combate aos danos que os radicais livres podem causar às células do organismo humano. Além disso, a Carnosina também ajuda no anti-envelhecimento, atuando ainda no desenvolvimento dos músculos, no coração, no fígado, nos rins e no cérebro. A Carnosina tem sido amplamente utilizada para evitar o envelhecimento celular precoce. Por conter boas doses de antioxidantes, interrompe a aceleração da deterioração genética, o que previne a formação de doenças graves, como o cancro, por exemplo.

Dr. Tito Freire

As substâncias nela presentes são responsáveis por abrandar a deterioração de moléculas de DNA presentes nas proteínas, o que evita, inclusive, a falha de funções cognitivas do sistema nervoso.

Este aminoácido, não só previne a oxidação celular, como também a degeneração das articulações e dos músculos. Ao longo da nossa vida, há determinadas substâncias nocivas que se vão acumulando na musculatura e começam a deteriorar os tecidos musculares. A Carnosina é responsável por eliminar a acumulação dessas substâncias que causam falhas musculares.

Nos mais idosos, uma das funções da Carnosina é a de proporcionar a melhoria da função muscular. Além disso, a alanina, que faz parte da composição da substância, pode ajudar a melhorar os níveis físicos e a capacidade muscular.

De uma forma sucinta, os principais benefícios da Carnosina para a nossa saúde são os seguintes:

Desintoxica o organismo

A Carnosina tem a capacidade de desintoxicar o organismo, podendo até mesmo eliminar substâncias mais tóxicas como metais pesados que podem eventualmente entrar na corrente sanguínea.

Melhora a cicatrização

Algumas pesquisas feitas com ratos nos Estados Unidos comprovaram que os ratos que tiveram a Carnosina incluída nas suas dietas pós-cirúrgicas obtiveram uma melhoria no processo de cicatrização.

Evita a formação da Neuropatia Diabética

No início, a doença pode ser assintomática, mas com o passar do tempo a pessoa pode começar a sentir formigueiro nos pés e nas mãos e pode vir a sofrer danos nos nervos.

A Carnosina pode evitar que certas proteínas sejam construídas, proteínas essas, causadoras da doença.

A neuropatia diabética é uma condição causada por altas taxas de níveis de açúcar no sangue, que por sua vez acontecem devido aos diabetes. Essa condição é também responsável pelo aparecimento de doenças renais. Para evitar tais problemas, uma solução pode ser o consumo de suplementos de Carnosina.

Isto porque a ingestão da substância pode inibir o crescimento das proteínas que causam a neuropatia diabética. Essa função da Carnosina foi enunciada num estudo publicado na edição de agosto, de 2005, do Journal of Diabets.

Melhora a condição de autistas

Um dos importantes benefícios da Carnosina refere-se aos efeitos em crianças autistas. Isso foi comprovado a partir de um estudo realizado pelo Autism and Epilepsy Speciality Services of Illinois (Serviços de Especialidades de Autismo e Epilepsia de Illinois), com 31 crianças. Enquanto um grupo recebia um suplemento feito à base da substância, outro recebia um placebo durante oito semanas.

A pesquisa conduzida pelo Dr. Michael Chez verificou que aquelas que ingeriram o suplemento de Carnosina durante o período da experiência tiveram uma melhoria em diversos testes que mediam o comportamento de indivíduos portadores de autismo. Já as crianças que receberam um placebo não apresentaram ganhos. Concluiu-se então que a Carnosina pode melhorar a função neurológica destes indivíduos.

Diminui a fadiga muscular

Uma concentração mais elevada de Carnosina nos músculos faz com que a fadiga muscular seja reduzida, uma vez que o aminoácido é também responsável por manter o pH muscular estável. Isso evita a formação de ácido lático, que causa dores e desconforto durante o exercício físico. Um dos efeitos característicos do ácido lático no organismo é a dor abdominal no início de uma corrida.

Melhora a saúde dos olhos

Alguns estudos comprovaram que quando a Carnosina está em menor quantidade nos olhos do que deveria, estes ficam mais propensos a sofrerem de doenças como as cataratas.

Realizaram-se testes em pacientes que tinham cataratas, onde foram submetidos ao uso de Carnosina líquida nos olhos. O resultado em poucas semanas foi o de uma melhoria significativa na visão.

Constatou-se então que níveis baixos de Carnosina no cristalino dos olhos podem contribuir para a formação de cataratas, isto além de ser uma substância que tem a capacidade de prevenir problemas de visão.

Previne Alzheimer

Devido ás propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias da Carnosina, acredita-se que ela poderá ajudar a prevenir doenças relacionadas com o avanço da idade, como é o caso da doença de Alzheimer, por exemplo.

Outro indício de que a Carnosina pode contribuir no tratamento da doença é o facto de ela atuar como um inibidor dos chamados produtos de glicação avançada, que contribuem para a ocorrência de Alzheimer.

Além disso, a Carnosina é responsável por bloquear outras vias responsáveis pela formação da doença. Ela impede o aumento da produção de oxidantes, nitrogênio e açúcar no sangue, que é desencadeada pela libertação de radicais livres, deixando as células do cérebro em situação de risco de degeneração prematura. Daí os suplementos de Carnosina desempenharem um papel significativo na redução da toxicidade para o cérebro e prevenção no aparecimento da doença de Alzheimer, doença de Parkinson e outros distúrbios neurológicos.

Protege o sistema cardiovascular

As capacidades antioxidantes da Carnosina ajudam a proteger o coração e os vasos sanguíneos de stresse oxidativo, por eliminação dos radicais livres, impedindo o aumento das toxinas.

Este ajuda a reduzir o “mau” (LDL) colesterol que entope as paredes das artérias e aumenta o risco de derrames, ataques cardíacos e outras condições cardiovasculares.

Proteção contra o cancro

Como um agente antioxidante e anti-inflamatório, a Carnosina suporta a síntese de ADN e impede a sua destruição, a qual pode ser a causa de cancro. Isso dificulta o metabolismo das células do cancro e contribui para a prevenção de tumores metastáticos. Esta substância também pode ajudar no combate á Helicobacter Pylori, a bactéria associada ao estômago e à úlcera péptica.

Por todas estas razões, é um suplemento altamente recomendável.

Sinta-se à vontade para visitar a Ervanária Maui.

Visite a página do Sr. Dr. Tito Freire.

Agradecimentos: Moms Amade.

Créditos Fotográficos: Pedro Bonnet.