BOWLS & BAR | From Russia with Love

Chegou à Rua de São Bento, em outubro de 2017, um espaço simples, contemporâneo, sem decoração extravagante, quase desprovido de ornamentação, apenas com o essencial para proporcionar conforto e para desfrutar do espaço por si só, o Bowls&Bar. O spot apresenta-se com um mobiliário minimalista, suave e bem conseguido, pensado para “alimentar” ideias positivas e transmitir boas energias, mesmo em períodos mais turbulentos da vida, proporcionando momentos tranquilos e relaxantes a quem o frequenta. O ambiente cool, urbano e cosmopolita torna-o num dos espaços mais hipster de Lisboa, ideal para ler, estudar, trabalhar, degustar e conviver.

Os detalhes subtis fazem toda a diferença: uns arranjos florais nas mesas, algumas plantas/palmeiras, o efeito tridimensional do chão em azulejos não passa despercebido e as mesas com tampo de mármore, em harmonia com os bancos e cadeiras em madeira, dão-lhe um ar típico.

A disposição do mobiliário fomenta o convívio. Sozinho ou acompanhado pode partilhar conversas e refeições entre amigos ou com o “vizinho do lado”.

As montras largas atraem o olhar de quem passa para o interior do spot, convidando a entrar. As portas, de grandes dimensões, permitem a entrada da luz natural, desafiando a entrar os raios de Sol e a energia positiva.

Realço ainda na apresentação simples e cuidada do espaço, a peculiaridade de uma das paredes do Bowls&Bar: Metade da parede é em pedra e a outra metade transforma-se em Galeria de Arte com a exposição de diversos quadros.

A tudo isto somamos as frases “happy?” e “I feel you”, colocadas, em néon, nas restantes paredes, que dão um cunho cosmopolita e trendy ao espaço.

A popularidade tem aumentado, através do boca a boca, e continua a alastrar-se. O Bowls&Bar chegou à capital pela mão de Kate Rodionova, uma russa que veio de férias a Portugal e que acabou por ficar, completamente apaixonada pelo país. Na Rússia, em Moscovo, Kate, teve dois cafés detox e achou que podia trazer esse conceito para Portugal, ajustando alguns pormenores. Pensou no projeto e po-lo em prática!

O segredo do sucesso passa, também, pela comida, com a chegada das “BOWLS” – palavra inglesa que designa prato fundo/tigela/taça – umas tigelas onde cabe tudo aquilo que quisermos. São generosamente recheadas com diversos legumes, vegetais crus, ou assados, cereais saudáveis, arroz integral, leguminosas, sementes, ou seja, uma miscelânea colorida de comida, cheia de nutrientes, vitaminas e tudo que faça bem ao nosso organismo. Tradicionalmente são vegetarianas ou vegan, mas podem também levar peixe ou carne. A ideia é servir uma refeição saudável, nutritiva e adaptada aos gostos de cada cliente. É uma comida que conjuga, na perfeição, o conceito do “Bowls & Bar”: ingredientes simples, que todos gostam, um twist de influências russas, asiáticas e havaianas. Optimismo… e comida leve, saudável, servida em pratos fundos/tigelas.

Revela-se um spot que casa sabores com refeições ligeiras, vinho,  infusões caseiras ou cocktails de assinatura.

Neste espaço as opções são muitas: pequeno almoço, menu de almoço, brunch, opções vegetarianas, vinho a copo e serviço de bar. Mas tem ainda outra particularidade. O Bowls&Bar é “Amigo dos Animais”. Aqui pode partilhar a mesa com o seu cão, cumprindo sempre as regras de higiene e convivência com os outros clientes.

A vida destes comparsas gastronómicos está intimamente ligada à diversidade de sabores, aromas e até aos spots das chamadas “bowl food” – comida de tigela. Não resistimos às novidades e provámos novas iguarias numa agradável viagem pelos sabores do mundo, acompanhada, claro está, de um bom vinho. Portanto, metemos o estômago a caminho e lá fomos experimentar o “Bowls & Bar”. É uma opção versátil, com versões para todos os gostos, desde as suas vertentes de salmão, atum ou vegetariano, tendo em conta, também, intolerâncias alimentares.

Escolhida uma boa mesa pelo Ivo, deixámos ao critério de Kate Rodionova, as sugestões de pratos a degustar. A refeição começou com um atendimento atencioso repleto de sorrisos espontâneos, seguindo-se, entre goles de vinho, uma “invasão” israelita, a mais saborosa que experimentei até hoje. Serviram Shakshouka, uma mescla de tomate, cebola, sal, especiarias com ovos a estalarem no molho de tomate, e um Bowl de Salmão uma das melhores sugestões de pratos de origem havaiana, tendo arroz cozido como base, agregando uma mescla de filete de salmão cru, alface, cenoura, pepino, tomate cherry, abacate, queijo creme, molho sriracha (o molho ex-libris tailandês) e sementes de sésamo. Delicioso e refrescante… a saúde numa tigela.  Uma das novas tendências saudáveis!

Depois deixamos o corpo carregar nos pecados de uma lambarice: tudo rematado por uma das melhores fatias de bolo de cenoura, com cobertura de cream cheese e frutos secos. Amor à primeira mordidela e cremoso no palato.

O aroma a café pleno e intenso comunicava com o palato, produzindo na mente sensações de bem-estar que desafiavam a permanecer mais tempo, antes do regresso à rotina. Saboreie um americano, café gelado, bem como lattes e rafs lavenders (um tipo de café russo).

Satisfeitos com esta comida leve, fresca, saborosa e colorida, deixámos o “Bowls&Bar”, sem nenhuma pressa. A originalidade do espaço, a boa vibe, a simpatia de quem recebe os clientes, a excelente luz natural, conquistaram-nos a cada garfada. Vale a pena conhecer e desfrutar!

Informações uteis:

Poderá degustar sumos detox, infusões caseiras, comida saudável, snacks, Bowls, Ramen, pastelaria, entre outras especialidades. Espreite o menu.

Aberto todos os dias.

Espreite site e redes sociais: BOWLS

Acompanhe-nos: A Boa Vida Persegue-nos

Crédito Fotográfico: Miguel Silva

Agradecimento: Antony Morato – Portugal & Samissone