“CORES DA MINHA TERRA”, de MÁRCIA DIAS.

Encontr(A)rte, a Galeria Virtual do Blog “A Boa Vida Persegue-Me”, foi criada com o objetivo de proporcionar a aproximação das pessoas/seguidores do Blog com a arte. Seja ela qual for. Constrói um eixo entre novos e artistas consagrados, as obras de arte e os seus eventuais colecionadores/compradores.

Projetada exclusivamente para acolher os trabalhos de arte, as exposições virtuais trazem novos e reconhecidos artistas das artes visuais, aproximando o visitante/seguidor, colecionador e apreciador, com a arte, em qualquer lugar do mundo.

Hoje deixo-vos com mais um pouco de arte, pelas mãos de Márcia Dias, a artista plástica que representou Angola, com uma das suas obras, numa exposição dos países da CPLP e recebeu um prémio, por ter ficado em 2 lugar.

No dia 19 de outubro, representou igualmente Angola com uma das suas telas, em mais uma das grandes realizações da Artcom Expo Internacional, no Carrousel du Louvre, Paris – Exposição Colectiva de Arte, no qual participaram artistas de vários países.

Em Novembro, irá expor em Barcelona, em Fevereiro em Itália, segue-se Macau, Dubai e por aí a fora.

Conheci a Márcia Dias, na Casa de Angola, uma Associação sem fins lucrativos, no seu papel de assessora cultural, cargo que acumula com a sua atividade de Artista Plástica.

Cada vez que vejo as telas de Márcia sou levado a recordar áfrica e a pensar que talvez ela se sinta tão fascinada quanto eu pelas cores de Angola. Do ponto de vista técnico, o que para mim se destaca é a utilização, muito bem-sucedida, de cores fortes, quentes, alegres e variadas. É como se tivesse imposto a si própria, usar tonalidades que para além de combinarem entre si, retratam as cores de África e suas emoções.

Quem conhece Márcia pode observar o mimetismo entre as suas telas e a sua personalidade: as cores quentes, alegres e variadas que usa nas suas obras são um reflexo da sua maneira de ser, onde a forte energia das cores representa a sua personalidade.

Com tela, pincel e tinta, Márcia apresenta a sua terra, a sua áfrica para o mundo.

“CORES DA MINHA TERRA”, de MÁRCIA DIAS.

Márcia Dias, Angolana de Luanda, atualmente a residir em Portugal, nasceu sob influência do signo caranguejo e do calor de Junho. Daí se explica a sua personalidade criativa e forte, bem como a sua entrega e paixão pelo mundo das artes.

Ao longo do seu percurso como pintora, dá a conhecer através da sua arte a alma africana. É intuitiva e utiliza as suas emoções expressando na “Arte de Luz” a sua personalidade.

Muito nova rumou às latitudes frias da Suécia e aí nasceu o seu amor pela pintura que a fez procurar aprender mais.

O seu fascínio pela arte fê-la aprender mais e aperfeiçoar várias técnicas. A sua evolução foi natural e gradual. A luz e as cores fortes foram ambas surgindo na sua pintura. Reencontrou-se com a natureza que lhe traz felicidade e com as características da sua amada Angola, que não esquece e procura projetar em qualquer parte do Mundo.

As cores quentes, fortes e alegres, são a marca que conduz os apreciadores de arte a viajar pelas belas savanas africanas, invadindo pensamentos com muita cor e alegria. Quanto a inspirações, o Sol e a natureza são a sua maior inspiração.

Márcia Dias afirma que tudo aquilo que pinta tem um pouco de si: «eu não me inspiro em temáticas, nem objetos. A pintura para mim tem de transmitir a liberdade de criar. Gosto de pintar natureza, poesia, emoções e sentimentos».

Só estudando a sua obra se vai conhecendo a evolução artística e o valor humano que brota de dentro de si para dar aos outros.

Começou a pintar na adolescência, tendo assumido verdadeiramente a sua alma de artista nas duas últimas décadas, com a pintura de peças que foram adquiridas por particulares espalhados pelo Mundo: de Angola, a Portugal, passando pela Suécia até ao Brasil e Dubai, entre muitos outros locais.

Márcia Dias é uma artista única, que tem feito a sua caminhada e ultrapassando todos os obstáculos, na busca permanente da criatividade, reconhecimento e entrega ao próximo. Por isso, as suas exposições têm sido paulatinas e seletivas numa subida a pulso até ao cume do sucesso.

A entrega aos outros tem-na impulsionado a colaborar na angariação de fundos em Instituições de Solidariedade, ofertando também obras da sua autoria e, recentemente, abraçou um projeto de assessoria cultural na Casa de Angola, onde contribui forma apaixonada para da dignificação de artistas plásticos.

A sua arte, na qual predomina o realismo na pintura, é inata, permitindo-lhe equilíbrios enquanto ser humano especial e sempre no pensamento nas cores de inspiração, com preponderância do amarelo e expresso na do Girassol.

PREÇO DAS TELAS SOB CONSULTA!

Acompanhe-nos: A Boa Vida Persegue-me e no Instagram.

Visite: Márcia Dias.

EXPOSIÇÕES

Entre inúmeros locais onde o público vislumbrou as suas obras, destacam-se:

Hotel Presidente, Luanda;

Hotel Tryp, Lisboa;

Casa do Artista. Lisboa;

Galeria de Artes, Luanda;

Hotel Marriot, Lisboa;

Bazar Diplomático, Lisboa;

Festa do Consulado de Angola, Inatel, Costa da Caparica;

Belas Clube de Campo, Sintra;

Casa de Angola, Lisboa;

Bienal de Odivelas;

150 anos da Cruz Vermelha Portuguesa (coletiva), Santarém;

Centro Cultural D. Dinis, Coimbra, (comemoração Dia de África);

Galeria Orixás, Sintra (coletiva);

Exposição-coletiva Homenagear Lisboa, Avenida Café;

Exposição-coletiva na UCCLA, Lisboa

Exposição-coletiva na IGAS, Lisboa

6ª Mostra de Artes , 2018

Leiriartes 2018

Hotel do Sado, Setúbal, 2018

Palacete da Casa da Guia, Cascais, 2018

ll Bienal de Artes Plásticas CPLP – Galiza

ll Bienal de Artes Plásticas CPLP Galiza que decorreu no passado dia 05 de outubro no Mosteiro da Batalha oganizada pela Friendly Talents, associação De Artes e Literatura. Entre os 9 países e 100 artistas, fui qualificada em 2°lugar. Mais um Troféu para a minha amada Angola.