… CONTINUAR A MELHORAR ENQUANTO PESSOA!

2017 já lá vai… olhar para o ano que passou posso descrevê-lo, para mim, como conturbado e difícil em termos pessoais. No entanto, devido à dedicação e aos valores pessoais de cada uma das pessoas envolvidas, sinto-me grato pelo meu projeto pessoal – Blog A Boa Vida Persegue-me – que deu os primeiros passos, em 2016. Dei, sem dúvida, um passo em frente na afirmação de uma vontade maior: reunir mundos.

… e porque gosto de ver espelhado a emoção, o respeito e o reconhecimento, agradeço a todos os colaboradores, parcerias, amigos e aos grandes impulsionadores da criação deste espaço, por disponibilizarem do seu tempo livre para contribuírem para que o blogue reúna mundos e seja um repositório virtual de informações credíveis, opiniões construtivas, sugestões úteis, entrevistas, exposições de esculturas, artesanato, fotografia e pintura, que possam “enriquecer” um pouco todos os interessados e seguidores.

Os meses de preparação e elaboração que antecedeu o seu lançamento, revelaram-se, particularmente, essenciais, especialmente na esfera afetiva e, até, ao nível do intelecto. A possibilidade de vivenciar uma nova e mais abrangente perspetiva das gentes que me inspiram, de sentir a Lisboa Mulata, de descobrir novos lugares e pessoas teve enorme importância nesta caminhada, levando-me a mim e a todos os seguidores ao encontro de pessoas criativas, positivas e cheias de talento. É, sem dúvida nenhuma, um prazer enorme partilhar tudo isso na mesma plataforma. Estou pronto para abraçar este projeto que começou, em 2017, a afirmar-se fora do casulo.

É neste espaço que sigo a felicidade de uns, a batalha de outros, as dificuldades, a condescendência, a boa disposição, o talento, a criatividade, a arte, o altruísmo de alguns, a boa vida, a busca incessante de uma vida melhor, a procura de energias positivas e harmonias… e é assim, que aprendo imenso e dissemino “positive vibes”!

Por isso almejo que não saiam daqui!

No início de cada novo ano, acredita-se que esse mesmo ano se demarca e renasce… Não sei se isto é bom ou se é mau, mas, movido por um constante (re)começar, gostaria de transmitir e partilhar uma mensagem de renovação: Recomecemos, então, 2018 com a coragem necessária, se isso nos for exigido pela vida, e, simultaneamente, agradecer-lhe (à vida) por nos dar o poder de escolha e o ensejo de mudar.

Cada sujeito é capaz de evitar ataques ou ridicularizações pessoais, comentários ofensivos, opiniões precipitadas e infundamentadas, ou desconsiderações.

Cada sujeito é capaz de evitar a utilização da posição social, para desconsiderar, e/ou inferiorizar.

Este instinto de depreciar, quando é feito por alguém com uma posição socialmente superior, impacta negativamente a vida de várias pessoas, porque possibilita que outras pessoas procedam de forma idêntica. Provoca consequências amplamente negativas.

Desrespeito invita desrespeito. Violência incita violência. Quando as pessoas usam a sua posição para intimidar alguém, todos nós perdemos.

Talvez por isso, creio que, a atividade e diversidade deste Blog não seria produtiva se não me indignasse diante de desigualdades, descriminações, desrespeito e opiniões/juízos precipitados.

Acredito que através da união das pessoas, na mescla, no conhecimento, na aceitação, no altruísmo, na lealdade e no respeito pelos silêncios dos outros, surge e encontramos novas soluções para antigos problemas.

Não se deve julgar nem emitir juízos irrefletidamente, nem tão pouco, disseminar precipitadamente, a sete ventos, o que não se pode restaurar.

Cada sujeito é capaz de mudar e de (re)começar, mesmo em épocas mais sombrias ou das maiores adversidades.

São 365 oportunidades para crescer muito mais… melhorar enquanto pessoa, reconhecendo sentimentos quando eles ocorrem e ter a capacidade para os gerir e orientá-los para o caminho certo; Saber controlar impulsos, reconhecer e direcionar emoções, continuar a aprender com tudo e com todos, com civismo, compreensão e educação.

Sobretudo, ter a aptidão para nos motivarmos a nós mesmos e persistir… persistir sempre que possível, mediante intranquilidades, medos ou desapontamentos.

Para estimular essa energia renovadora, “A Boa Vida Persegue-me” reuniu um pequeno grupo de amigos, que colaboram com o Blog, para conviver e partilhar alegrias ao redor de uma mesa composta por vários sabores e aromas, entre conversas e gargalhadas.

A chegada dos convivas para festejar a noite mais longa do ano, foi aguardada com muito entusiasmo e a “Portukgal” ofereceu-nos esta experiência única e superdivertida. Chegamos à Casa de Pasto de Tuk Tuk.

Preparamos o palato e celebramos o prazer da boa mesa neste saboroso jantar de Reveillon! A Boa Vida Persegue-me/nos.

Comemorou-se a passagem de ano entre garfadas, colheradas e goles de boa disposição.

O nosso encontro à volta da mesa a espalhar felicidade, boa-disposição e diversão.

Neste quadro, os convivas, em amena cavaqueira, foram brindados com um menu de fim de ano com várias opções para as entradas, pratos principais e sobremesas, mas há a terrível tarefa de escolher apenas uma de cada, entre Creme de Cenoura na Brasa, Creme de Marisco, Bolo do Caco com Manteiga de Alho, Cogumelos Estufados em Madeira.

Perna de Pato com citrinos e Arroz de Moelas, Mexilhão na Brasa com Escabeche de Legumes, Berbigão, Caldeirada de Bacalhau, Polvo Grelhado com Puré de Cebola e Chalotas Caramelizadas, Cabeça de Xara e Figos com Romesco, ou Peixe do dia com Arroz de Feijão por exemplo.

Farófia na Brasa, Bolo de Chocolate com Mousse de Chocolate, ou Torta de Cenoura com Chocolate Branco e Gengibre. Para rematar o ano e entrar o novo ano com chave de ouro.

Apreciamos o menu que antecipou a chegada de 2018. Ampla variedade de tentadores produtos da Casa de Pasto, que mereceram ser degustados paulatinamente até se desfazerem na boca.

Tudo em boa harmonização com os melhores vinhos. Uma sentada/beberete que contribuiu para a “Divina Gula dos Convivas” e para o encontro entre beleza (Tayloretes vestidas pela Feel & Dress), boas energias, harmonia, intercambio e sorrisos francos que nos encantou!

Almejo um ano de 2018 de ouro com muita SAÚDE, boas energias, e sorrisos verdadeiros para todos nós! Que todos os amores e todas as amizades nos proporcionem um FELIZ ANO NOVO.

Agradecimentos

Feel & Dress – Idilza Santos – gentilmente vestiu as Tayloretes (Patrícia Everdoso Pinto, Solange Sousa e Michele Pinto).

Jorge Manuel Taylor – vestido por Antony Morato. Acessórios: Armação de óculos da marca Mariano di Vaio, disponível na Óptica Milheiro.

Portukgal Tuk Tuk – Bruno Traça

Casa de Pasto  

Créditos Fotográficos – Miguel Pais da Silva aka Miguel Silva.