NOVO INQUILINO GASTRONÓMICO INSTALA-SE NA RUA ÁUREA| LA RISOTTERIA.

La Risotteria abriu há cerca de três meses, mais precisamente, a 24 de julho, em regime soft opening. Neste período cumpriu o que prometeu: serviu risottos com sabor, cremosos e apurados. Um bom ensaio com os sabores de Itália, que precedeu o evento de inauguração oficial.

O restaurante de quem todos clientes falam com agrado não é novidade aqui pelo blog “A Boa Vida Persegue-me”. Já lá tinha estado, e usufrui na altura de um serviço exemplar: bom acolhimento, delicadeza nos detalhes, um conjunto de ingredientes de qualidade, bem mesclados pelo cozinheiro Ruben Marques, com técnicas do Chef Marcelo Santos. Tudo se harmoniza, para assumir um ambiente descontraído, sem grandes formalidades, pratos saborosos e suculentos, tanto que o fotógrafo do Blog, Miguel André Silva, continua a afirmar que ali comeu o melhor risotto da sua vida – “Risotto Vialone nano de Bacalhau Fumado com Cerejeira”.

Sabendo do rigor que ele põe nessas afirmações, e que nunca o faz levianamente, como hoje é habitual, associado ao facto de eu ser um bom garfo (e faca) e que desmonto sem tréguas um bom “Ossobuco à Milaneza com Risotto de Açafrão”, que pisco o olho ao Risotto Arbório tostado com Polvo e grelos salteados e que devoro, paulatinamente, um Tiramisú, (recomendo vivamente), é dos maiores elogios que um restaurante italiano pode ter! A Review, que escrevi sobre a “La Risotteria”, faz jus ao que acabo de dizer e justifica porque aceitamos o convite, sem delongas para esta noite ilustre e repleta de “boa vibe”.

Mais que um restaurante italiano, é uma experiência gastronómica imperdível: de manhã pode “matar-o-bicho”, com um bom pequeno-almoço para começar o dia com boas vibrações; ao almoço degustar um menú de executivo, que pede pratos mais descontraídos; ao entardecer um aperitivo on the rocks e à noite, a possibilidade de conhecer as criações e as novas experiências do Chef.

Creio que um bom tempero, pessoas despretensiosas e que se dedicam a fazerem aquilo de que gostam, ganham mais rapidamente o agrado e a fidelidade dos clientes.

Nada melhor do que uma boa divulgação, feita por clientes satisfeitos, para determinar a continuidade de um spot e o seu sucesso. Foi o que aconteceu com a La Risotteria durante estes 90 dias: teve tempo para limar arestas, aprofundar a interação com os clientes, sem criar expectativas e muito menos frustrações e conquistar os clientes com a ementa apetitosa. Foram vários e bons os motivos que levaram, há dias ao descerramento de uma placa no restaurante, em que a Camera di Commercio Italiana per il Portogallo e apoiada pelos Ministérios dos Assuntos externos, da Cultura, do Turismo e do Desenvolvimento económico Italianos, o elevam à categoria de um dos melhores restaurantes italianos do mundo.

À porta, o menu não deixa dúvidas quanto ao bem-estar, anunciando cozinha de sabores, pratos variados, que inclui Antipasti, Pastas, Risottos, Vegetarianos, e um ambiente de convívio e prazer que se deve prolongar para além da refeição. E nós deixamo-nos seduzir por tudo isso sem resistir.

Este novo espaço em Lisboa, fez a sua inauguração oficial com um animado cocktail, servindo simultaneamente, um buffet volante de Cibo di strada e uma prova dos “Melhores Risottos de Lisboa”, reservado a convidados e amigos.

Um entardecer e uma noite cheios de deliciosas especialidades italianas, das mãos do Chef Marcelo Santos que nos preparou um momento agradável aos olhos, para aguçar a nossa gula e fazer os olhinhos brilharem ainda mais! A barriguinha não me traiu e provei de tudo: os acepipes, o Risotto e ainda um excelente rodízio de sobremesas, onde sobressaiu o Tiramisú, que chamou a atenção de todos os que por ali passaram e deliciou todos os convidados.

Às iguarias acrescentou-se música e alegria pela Banda de Folk Italiano “Anonima Nuvolari”, proporcionando um ambiente bem característico, com direito a belas cantorias, transformando-se numa verdadeira e alegre festa italiana, cheia de ritmo e boa energia. A verdade é que deixou logo à partida um sinal de descontração para a noite toda. Un spettacolo!

O spot, como já referi anteriormente, encanta pela ótima comida e pelo atendimento. Entre amigos, soube ainda melhor. Uma noite de surpresas aprazíveis, trazendo à mesa a companhia da Andreia Conceição, do Blog Lobo Na Porta, da Patrícia Ervedoso Pinto, Stylist do Blog “A Boa Vida Persegue-me”, da Graça Estrela e Bruno Milheiro, da Óptica Milheiro. Muita conversa que nunca mais acabava – e que eu duvido que algum de nós quisesse que acabasse. Bons momentos inspiram!

O Sérgio Morais está a fazer um trabalho interessante e muito gratificante, que merece ser reconhecido. Associado ao trabalho que os restantes membros da equipe estão a fazer no momento, inspirados na gastronomia italiana, pelo profissionalismo e pela cordialidade do atendimento, tem contribuído muito para toda a deferência que têm recebido.

O restaurante La Risotteria, apresenta igualmente um excelente tour visual que para além de uma sala de refeições interior, coloca ainda à nossa disposição uma esplanada com bar, onde se servem também refeições, uma ementa com várias propostas tentadoras e vinhos de diversos produtores, que não dá para ficar só pelo olhar!

Já com alguns clientes habituais, a festa de inauguração decorreu no passado dia 9 de outubro, com a presença de diversos convidados,  e amigos: Sofia Altesini da Embaixada Italiana, Simon di Vaio da Camera di commercio para il Portogallo; Chef Giorgio Damasio; Chef Rosário Baeta, Eugénia Figueiredo, Pedro Paiva, Rita Marrafa de Carvalho, Rita Mendes, Liliana Aguiar, Francisco Nunes, Margarida Mercês de Mello, Maria Botelho Moniz, Alexandre Fernandes, Ana Rita Rocha, Paula Bollinger, entre outros.

Agradecimentos: Scotta 1985 – Portugal.

Fotografias gentilmente cedidas por: Andreia Conceição e Sérgio Morais.

Acompanhe-nos: A Boa Vida Persegue-me e no Instagram.

Para mais informações: La Risotteria.

Morada: The Lift Boutique Hotel –  Rua Áurea, 265, Lisboa.