LA RISOTTERIA, o novo spot da Baixa Pombalina!

Bem no centro de Lisboa há um novo spot, diferente, acolhedor e charmoso, onde se pode degustar um drink ou, petiscar, num dos espaços disponíveis: na sala interior ou no terraço, que apesar de ainda se encontrar em modo “soft opening”, já se tornou numa opção fantástica para “desmontar” especialidades italianas, especialmente, risottos, e secar umas bebidas “on the rocks”, assinadas pela Martini e não só, preparadas pela barmaid Khrystina Kaminsky. Enquanto descontrai de um dia intenso, de uma semana de trabalho árduo ou de um fim-de-semana promissor. É um lugar bom para exercitar o seu lado lúdico e para a barriguinha também! Olhe que aprazível.

Foi este verão que a Risotteria, munida com o receituário dos sabores mediterrânicos clássicos, sobretudo, das principais variedades de arroz italiano: Carnaroli, Arbóreo, Vialone nano, Maratelli e de proteínas cozinhadas a baixa temperatura, tomou de assalto a Baixa Pombalina e se instalou no 1.º andar do número 265, da rua áurea em Lisboa!

Idealizada a partir de uma parceria entre o The Lift Boutique Hotel, a Martini e associada à Câmara de Comércio Italiana em Portugal, é uma oportunidade de ouro para experimentar a cremosidade, o sabor, o requinte e a versatilidade dos Risottos, que agradam os mais diferentes gostos.

O restaurante oferece tranquilidade -apesar de se encontrar no meio do rebuliço do Rossio, mas ninguém sente no interior do restaurante, o bulício da cidade- experiência de serviço, ambiente acolhedor e uma decoração com traços “art décor”, inspirada no estilo vintage italiano, com toque do Caffé Torino, imagem de marca da Martini. Trazidos pela mão da decoradora Marta Lola e pela empresa Culto da Imagem, foram buscar elementos que lembram a estética do passado, como o bronze, o dourado, traçados geométricos simples, com delicadeza e complexidade nas formas. Tem como detalhes o veludo azulão dos sofás, a madeira das cadeiras e mesas, e o mármore do tampo das mesas. A ideia foi adicionar charme ao espaço com uma decoração que trouxe consigo história – porque aqui ninguém vive sem história, aqui ninguém vive em alzheimer- estilos de outra época, que abriram outro caminho, misturando-se com tendências mais recentes, acrescentando personalidade, criando um ambiente atemporal e elegante!

La Risotteria, mas bem que poderia ser “Benvenuto La Risotteria”, traz muito mais que risottos. Sob a orientação do Chef Marcelo, traz na sua essência os ingredientes de qualidade que não podem faltar na cozinha: o arroz, a cebola, o azeite, o parmigiano-regiano, o melhor caldo e a melhor forma de misturar os ingredientes. Seleções para todos os gostos e determinadas a aguçar o apetite.

Muito embora a ementa seja dedicada ao arroz, fiel à proposta de servir receitas italianas com toque autoral, foge um pouco ao tradicional e divide-se entre pastas, pratos de peixe, carne e vegetariano.

Há sugestões para todos os gostos, numa ementa que junta opções clássicas da cozinha italiana e as inspirações do Chef Marcelo Santos. Receitas de fusão, que motivaram novas versões para as receitas com o arroz italiano, incluindo outros sabores, que exploram novos e deleitosos caminhos.

Portugal e o mundo a despertar a gula mais recôndita de alguns comensais. As opções são muitas, para começar o cardápio sugere:

Tábua de Delicatessen 2 pessoas (Mozzarella di Buffala DOP della Campana con Grana Padano, prosciutto di parma, Pancetta, rucola e pomodorini); Carpaccio de novilho com espuma de pecorino e caviar de pistachio; Legumes Grelhados com Scamorza fumada; Capuccino de peixe fresco; Insalata Caprese tradicional com Mozzarella di Buffala DOP; Insalata Caprese tradicional com Mozzarella fior di latte e Salada de rúcula, tomate, manjericão, maçã verde, parmesão com azeite DOP.

As Pastas também estão de pedra e cal na ementa deste espaço cosmopolita:

Spaghetti Alla Carbonara; Spaghetti al Pesto e Verdure, e Spaghetti ai Gamberetti (camarão).

Passando para os protagonistas da ementa, os risotos têm apuro para ser um apetitoso acompanhamento, ou a brilhar sozinho como uma entrada ou um prato principal:

Risotto Venere com peixe fresco do dia e crosta de azeitona; Risotto Vialone nano de bacalhau fumado com cerejeira; Risotto Arbório tostado com Polvo e grelos salteados; Ossobuco com Risotto à Milaneza; Risotto Carnaroli com Pancetta, foie gras e maçã verde e Tagliata de novilho com batatas fritas de Risotto.

Pelas portas deste novo espaço, entram também os vegetais, para os amantes da comida saudável:

Risotto de cogumelos e trufa; Risotto de espargos e tomate seco em caldo de Miso e Risotto de tomate San Marzano e Mozzarella de Buffala.

Há melhor forma de terminar uma ementa, que não seja com as sobremesas? Nesta categoria propõem-nos: Panacotta de frutos exóticos; Merengata com chocolate de cacau de São Tomé e Príncipe e chantilly de arroz e Fantasia de gelado com fruta e caramelo salgado.

Que defendem o bem-estar! Prepare-se, pois vai ficar com água na boca!

Pretendíamos dominar os mistérios do “risotto perfeito” e saciar a gula!

À porta fomos recebidos pelo Sérgio Morais, proprietário, gerente, empreendedor, bom relações públicas (de realçar), sorriso fácil, a partilhar palavras como ninguém e a comandar a equipe de assaltantes.

Recrutou criteriosamente, para o efeito, uma equipe de profissionais muito atenciosa, educada, dedicada e com gosto naquilo que fazem.  A Khrystina Kaminsky, estudante de gestão hoteleira e aficionada em desportos radicais, é a barmaid; Ram Adhikari, um Nepalês que adora dançar, é o copeiro; Vânia Santos, uma natural de Chaves que estudou na escola hoteleira, não dispensa o presunto de Chaves e a coisa que mais detesta é que chamem “chavenses” aos Flavienses, é a chefe de sala; Marcelo Santos, para quem a comida é a coisa que mais ama, depois da filha Sofia  diz que a comida fala por si, é o Chef e o Ruben Marques, ex gamer profissional que limpou tudo quanto eram campeonatos de jogos online, adora estar ao fogão e a ouvir a cebola a fritar, é o cozinheiro.

Os cocktails servidos no terraço fizeram toda a diferença na hora do lusco-fusco, transformando um final de tarde numa noite prometedora.

Depois de dois cocktails bem frescos, o aperitivo all’Italiana foi servido na sala interior, convidando-nos a descobrir o vinho espumante Frascati de Morango. Um excelente preliminar para um jantar descontraído. A particularidade de degustar o vinho, aos poucos e paulatinamente, cria ambiente e um ritual, que quebra o hábito e desperta o apetite. Simboliza o glamour, o bem-estar, o amor. A Boa Vida Persegue-me!

Para começar a “sentada”, nada de dispensar o “que houver, ou seja, o couvert”, com umas boas Azeitonas Explosivas para degustar, um Sortido de Pão, Manteigas Aromatizadas com Ervas, Mousse de Cogumelos, e uma Salada Caprese com Mozzarella de Buffala, para preparar o palato para um belo repasto/sentada.

O Carpaccio de Novilho com espuma de Pecorino e Caviar de Pistachio, servido como entrada, revelou-se uma delicia. Fatiado em lâminas muito finas, na medida certa, muito bem colocadas sobre o prato e bem temperado, agradou-nos imenso. É uma escolha segura se gostarem de pratos que não vão ao lume, feitos a partir de carne ou de peixe cru.

Miguel André, o fotografo do Blog, deliciou-se com o Carpaccio. Os olhinhos brilhavam, a prosa deslizava entre a língua, os dentes e o céu da boca. Oh! doce vida! Nada mais bonito e contagiante do que ver quem come bem e se delicia com o paladar nas alturas. Porém reserve espaço para o que aí vem!

A primeira passagem pela ementa não foi suficiente para nos ajudar a decidir, as expectativas eram muito altas, meio duvidosos, entregamo-nos nas mãos do Sérgio Morais.

E veio para a mesa um “Risotto Vialone nano de Bacalhau Fumado com Cerejeira”. Um prato inovador e de fusão, uma verdadeira revelação a homenagear Portugal.

O Miguel André, deu duas, três, quatro garfadas, parou, respirou, suspirou e murmurou: o sabor e a textura estão lá!

Para quem tem um paladar mais carnívoro, como eu, pode deliciar-se com as propostas de carne.

Talheres firmes entre os dedos para “desmontar” o segundo prato: Ossobuco à Milaneza com Risotto de Açafrão.

O Ossobucco é um prato tradicional da gastronomia italiana, da região da Lombardia especificamente de Milão.

O corte da carne é feito junto ao osso, na parte também conhecida de chambão. É cortado em fatias grossas com o osso no meio, sendo que no interior do osso, tem uma parte recheada de tutano que possui um sabor delicioso.

Tendo em conta que a carne é muito fibrosa, a técnica ideal é cozinhar em lume brando. Para um paladar concertado, o resultado é fantástico: uma carne extremamente suculenta, com um sabor único a desfazer-se na boca.

Quando chegou à mesa parecia que me queria fazer a corte e eu correspondi na boca. Degustei lentamente, com atenção aos aromas e prazer, com o paladar suculentamente derramado sobre um prato de comida… comida boa! Sem resistir, provei primeiro a carne e depois o risotto que o acompanhava. Pode ser acompanhado, também, com batata, mas é no Risotto de Açafrão que ele encontra a união ideal.

Um bom risotto é sempre bem-vindo. A ligação do ossobuco ao risotto é perfeita em cor e sabor.

De aspeto cremoso e aveludado o Risotto vinha bem confecionado, saboroso, reconfortante e confecionado no ponto certo! Una Meraviglia!

O vinho tinto Lamberti – Merlot – 2016, acompanhou-nos, assim como os risottos, a companhia do Sérgio, o bom atendimento da  Vânia, chefe de sala, os temperos do chef Marcelo e as bebidas preparadas pela Khrystina.

Outra boa surpresa da ementa são as sobremesas. Que tarefa difícil escolher entre a Panacotta de Frutos Exóticos e o Tiramisú.

Acompanhados por um Limoncello fresco, partilhamos as sobremesas.

A Panacotta foi o nosso ponto de partida, quando uma certa inquietação invadia-nos na escolha das sobremesas.

E fomos em frente, degustando uma mescla de natas, manga e açúcar que se fez acompanhar por maracujá natural e gelado caseiro de ananás. A combinação de sabores e textura é algo a ser elogiado e a frescura de cada colherada foi algo sensorial. Gostei do sabor, textura e apresentação.

De tão cremosa e saborosa conseguiu hipnotizar-nos logo na primeira colherada. Não foi possível arrancar-me palavras de satisfação e quase num sussurro esbocei um sorriso imenso de satisfação!

Na ementa também há lugar para sobremesas feitas com arroz. O Chef reservou Tiramisú all Amazake. Delicado, cremoso, aromático, leve e simultaneamente marcante. Uma combinação mais do que perfeita de arroz tufado, biscoito de arroz, vinho doce de arroz e mascarpone, acompanhado de gelado. Sem formalidades, de lamber os lábios, para saborear os resquícios e encerrar um jantar em grande estilo.

Bem pensado, boa energia que dimana naturalmente, La Risotteria, é muito mais do que um restaurante. É um bar, uma sala de refeições, um terraço, um ponto de encontro e Sérgio Morais provou que não é preciso complicar para oferecer tudo aquilo que queremos quando vamos a um restaurante: um espaço único, comida deliciosa e uma equipa atenciosa.

Tudo isto, algo me diz que está para breve o reconhecimento deste spot como um dos melhores restaurantes italianos do Mundo, pela Camera di Commercio Italiana per il Portogallo com o apoio dos Ministérios dos Assuntos externos, Cultura, Turismo e Desenvolvimento Económico Italianos.

Amigos, palavras, comida, aperitivos, digestivos e bom vinho que combinou com todos os pratos! Assim, resumo a nossa ida à La Risotteria, com uma alongada conversa “pós-refeição”! A Boa Vida Persegue-me.

Crédito fotográfico: Miguel André Silva.

Agradecimentos: Obg Lisboa.

Acompanhe-nos: A Boa Vida Persegue-me e no Instagram.

Visite a página: La Risotteria.

Morada: The Lift Boutique Hotel –  Rua Áurea, 265, Lisboa

Menus e Particularidades

Serve: Pequeno-almoço, Almoço, Bebidas e Jantar.

Serve: Menus de executivo, só ao almoço.

Dia(s) de Encerramento: Não encerra

Horário de Funcionamento: das 07h30 às: 10h30 e das: 12:00 às: 22:30.