BOM PASTO DESCEU AO CAIS!

Há quem vagueie, por esta Lisboa mulata, em busca de arraiais dos santos populares e há quem se canse menos do que andar entre empurrões, cheiro a sardinha assada, filas intermináveis em busca de um courato, ou de uma sardinha a transpirar para o pão ou para o prato e aposte em caminhos alternativos e queira “desmontar” tranquilamente pratos suculentos, saborosos e aromatizados que fazem a boca sorrir com “tal” satisfação, digna de ser vista. Foi o que me levou a questionar os verdadeiros motivos que proporcionam uma peregrinação gastronómica, à Casa de Pasto, da rua de São Paulo. As razões estão à vista de todos e não se fizeram esperar: estão nos sabores da nova ementa, da paparoca que apela à tradição com recriações contemporâneas, das emoções que ela desperta, do bom pasto que desceu ao cais e sobretudo do tempero do Chefe ” Hugo Dias de Castro “!   

Porém, creio, que as novidades não ficam por aqui! Elas chegam acompanhadas do “bem servir” com “rostos” da renovada equipa, que não defraudou as minhas expectativas. Pelo contrário, cumpriram todas as tarefas com simpatia, profissionalismo, deferência e descontração.

Receber clientes, aconselhar e servir um vinho, não é uma tarefa tão fácil como parece.

Esta aproximação aos clientes carrega, em si, uma grande responsabilidade. Quando um(a) empregado(a) recebe, serve à mesa, ou aconselha um vinho ao cliente, acaba por ser o rosto da casa. O que significa que, a imagem do restaurante depende e muito deste trabalho, ou seja, na capacidade de melhor responder às expectativas de cada cliente.

Afinal de contas, estão a sugerir pequenas particularidades a alguém que almeja apenas “deleitar-se” … enquanto usufrui das tentadoras propostas.

É aprazível encontrar restaurantes que prestam um bom serviço: atencioso, polido, sem conversas despropositadas, e sobretudo preocupados com a satisfação do cliente.

A CASA DE PASTO

A Casa de Pasto, estacionada no 1.º andar do número 20 da rua de São Paulo, em Lisboa, é um espaço com 3 salas para refeições e com características únicas. Uma decoração inspirada nas tradicionais casas de pasto de Lisboa dos finais do século XIX/XX, alinha numa filosofia mais vintage, retro, um pouco kitsch que permite aqui ou ali uma pincelada mais burlesca. A sala principal de refeições, cheia de detalhes hilariantes, “que não cansam”, remete ao que é antigo com equipamentos contemporâneos. Esta mescla une o melhor de cada estilo, tão na moda atualmente! A funcionalidade dos elementos modernos, cruzam-se no revivalismo das peças para criar opções acolhedoras, aprazíveis e funcionais. 

Como elemento vintage estão as peças antigas, como as de Bordalo Pinheiro, pratas, cobres, Vista Alegre, apontamentos religiosos, ditados populares, folhetos de oração, que seguem a linha retro. Neste décor, o tecido de chita também conquistou espaço nas duas restantes salas de refeição que apresentam paredes forradas com este tecido. A atmosfera de recordações leves do passado é reforçada pela combinação com os pratos fixados na parede com provérbios, adágios, ditados “pop”, do gosto popular.

A tudo isto, junta-se a minha vontade, de nas relações comerciais e não só, gostar de tratar as pessoas pelo nome. Não gosto da velha expressão “pssst”, ou, da “ófaxavor”! Gosto de conhecer as pessoas pelo nome. É uma forma de empatia e identificação para quem está disponível para nos receber e atender.

A Mia Ferreira, a Olívia, a Teresa Roque, o Hugo Dias de Castro, entre outros, oferece, um atendimento personalizado, proporcionando suporte de qualidade, cozinha caseira regional revista com pratos de autor confecionados diariamente. É esta particularidade que faz da Casa de Pasto um spot para visitar, degustar e voltar!

A Casa de Pasto, pertencente ao grupo Mainside, responsável pelo bom funcionamento do Bar Pensão do Amor, Vinharia, pelo Lx Factory e pelo restaurante Rio Maravilha, revelou-se para nós, uma agradável surpresa.

É um daqueles lugares que sugerem que façamos uma pausa, tornando qualquer hora ótima para saborear apetitosas tentações, umas mais tradicionais e outras de autor. Que maçada!!! A Boa Vida Persegue-me/nos!

A nossa experiência começou com a prova de Cocktails. “A Moura, Beirão e o cocktail de autor da semana”, confecionados pela barmaid Mia Ferreira, foram servidos no bar do restaurante. Uma pianola antiga transformada em balcão de apoio do bar permite saborear com deleite a mixologia proposta.

Seguiu-se a experiência gastronómica que incorpora as escolhas do Chef Hugo e as sugestões da Chefe de Sala Teresa Roque.

CENÁRIOS GULOSOS

A casa de pasto abriu portas no final de 2013. A nova carta foi apresentada no início de dezembro de 2016, com uma ementa que aproveitou alguns clássicos da ementa anterior e outras tentações de autor criadas pelo chefe Hugo de Castro.

Para aguçar o apetite a gastronomia do Chef Hugo de Castro que, num formato bastante informal, apresenta uma seleção de especialidades que se dividem em 5 áreas: Acepipes, que inclui: Rissol de Berbigão à Bulhão Pato, Língua de Bacalhau Frita com maionese de coentros e alho, Torricado de Punheta de Bacalhau, Salada de Sapateira em tostada de milho; Postagens, que contém: Creme de Tomate Fresco, Beringela Fumada e Muxama de Atum, Creme da Horta com Crutons de Tomilho-Limão; Pitéus e Iguarias, que compreende: Morcela com Textura de Maçã, Tártaro de Novilho, agrião e tomate, Berbigão na chapa com gengibre, salada de atum e pimentos assados; Pratos Principais que abrange: Feijoada de Bacalhau, Arroz de Gambão, Tomate, e Açafrão, Perna de Pato com Laranja e Arroz de Miudezas, Mão de Borrego solta à Avó Sãozinha; e especialidades no Braseiro que abarca: Polvo grelhado com picadinho de legumes assados, Rabos de Bacalhau em Salsa Verde, Secretos de Porco Preto com creme de laranja grelhada, Vaca maturada, além de sobremesas, que acompanham, na perfeição, os vinhos e os cocktails.

Mas não se lambuze em excesso com uma única especialidade, preserve-se, faça como nós, no primeiro repasto/sentada, deixe-se levar pelas mãos do chefe, pela simbiose entre a cozinha e o bar, harmonizando-se com os pratos criados pelo Hugo de Castro e os drinks de Mia Ferreira.

Não sei se os ares de “São Paulo”, me abriram o apetite… é provável! Só sei que o que me deixou, também, a “salivar” foi a sugestão dada pela Olívia: Salada de Sapateira em Tostada de Milho, Morcela com textura de Maçã e Polvo grelhado com picadinho de legumes assados! Perante este cenário, num primeiro impulso, fiquei logo com vontade de voltar. A comida e as emoções que ela nos desperta!

Cenários gulosos que aumentam a provocação de todos os sentidos, tão apaixonante é o seu poder de nos cativar por meio do palato.

Como é bom ser guloso!

O BAR

As novidades não se ficam pela comida. Se você também não resiste ao aroma de um bom cocktail, a coesão entre ingredientes (e só de pensar já está com água na boca) seja muito bem-vindo, estimado leitor, à Casa de Pasto, da qual nós também somos apaixonados associados! O restaurante apresenta um naipe de cocktails cuidado e com excelentes sugestões.

Hoje, em dia, ser uma boa barmaid implica, também, conseguir reunir pessoas e proporcionar um ambiente aprazível onde todas as pessoas envolvidas se sintam bem, à vontade para conviver e “secar” com prazer o que pinga no copo, antes de começar a “desmontar” um belo repasto/sentada!

Uma barmaid que se preze, também, usa a coquetelaria como forma de distribuir sorrisos e boa energia através da interação com os clientes. Tem a missão de oferecer os melhores drinks enquanto conquista novos amigos.

Mia Ferreira é a nova Barmaid da Casa de Pasto, que introduziu na carta cocktails de autor entre os clássicos reinventados com licores portugueses, como o cocktail “A Moura”, que resulta de um preparado com licor de amêndoa amarga, sumo de limão/laranja, xarope de açúcar e clara de ovo. A combinação de sabores e ingredientes que resultam num saboroso cocktail, conquistou-nos e tem em nós novos amigos.

Mia tenta encontrar a essência dos ingredientes portugueses numa aposta nos licores e nos paladares da época. Termina com aquele sorriso convidativo a degustar a mescla de sabores e a secar sem pressas o que pingou no copo.

Colocar Licor Beirão no shaker. Adicionar um copo de cerveja, xarope de açúcar, mistura de sumo de laranja/limão e agitar para que os ingredientes soltem todas as suas propriedades, resulta num cocktail da casa muito refrescante que poderá ser apreciado antes, durante ou depois de uma refeição.

Todas as semanas muda o cocktail de autor/da semana. Esta semana Mia não deixou os seus créditos por mãos alheias. Deu largas à imaginação e o cocktail de autor da semana, tendo como base o Gin Mare, baseou-se em sabores e aromas mais frescos. Misturou vermute francês “La Quintinye blanc”, cardamomo, a doçura do xarope de alfazema e maçã verde. Um assalto de boca penetrante, com traços de frescura que marcam o palato! Esta barmaid merece da minha parte um carinho muito especial, uma vez que fez despertar o meu sentido do gosto, com suavidade contagiante, postura elegante e cordial.

Experimentar novas sensações e não beber por beber a mescla de uma variedade e intensidade de sabores, a combinação de paladares diferentes, aromas, texturas e efeitos visuais que melhoram a experiência de degustar um simples cocktail, é o legado que a Mia nos deixa. E nós explicamos à Mia como manter os copos “secos”, os melhores sorrisos estampados no rosto, ter tempo, energia da boa e prazer em ser um “seca cocktails”.

O RESTAURANTE

Arrancar sorrisos, conversar, servir e conquistar o palato. Os benefícios da chefe de sala não se resumem apenas desta forma, há também o trabalho de toda a equipe e o serviço de sala liderado pela Teresa Roque.

Teresa, é a chefe de sala da Casa de Pasto que conta já com uma vasta experiência nestas labutas. Profissionalismo e simpatia são as palavras que melhor a qualificam. Trabalha de forma tranquila, criando um clima de empatia com o cliente, contribuindo, desta forma, para uma excelente prova gastronómica.

A experiência começou com as propostas da Mia e aconselhados pela Chefe de Sala, entregámo-nos às mãos do chefe Hugo. Seguiu-se, então, o antepasto.

Do antepasto não se espera que seja substancial, mas que inflame o aparelho digestivo, que o torne rigoroso e que aguce o apetite. Por isso no antepasto foi servido um “Creme de Tomate fresco, com beringela fumada e muxama de atum”. De aspeto sedutor, aviva o apetite, e estimula as glândulas salivares e gástricas.

O repasto prosseguiu com as entradas que continuaram o trabalho de preparação iniciado com o antepasto, proporcionando uma experiência que invocou todos os sentidos. Valha-me Deus!

Quando o “Fataki de Javali” veio para mesa, cheio de sabores, num ponto de cozedura perfeito, a minha alma bateu palmas. Comi tudo a que tinha direito sem pestanejar e aguardei tranquilamente pela segunda entrada.

Para refrescar o palato seguiu-se um “Ceviche de Cavaco”. Não era um ceviche comum, já que o peixe, foi substituído por marisco. A frescura do cavaco deu um toque de mar e não se perdeu no meio dos outros sabores. Como é que alguém mistura ingredientes e cria uma verdadeira obra de arte? Divinal. Irrepetível. Surpreendente ao palato. Abriu-nos as portas da terceira entrada.

A terceira entrada “Polvo com salsa verde e Ovas de Tobiko”, uma brilhante combinação.  É incrível como um pedaço de polvo, cozinhado e combinado com várias texturas, aromas e sabores e um magnífico copo de vinho pode repor as nossas energias. É uma Perdição. Devorei com a mesma voracidade com que desmontei as entradas anteriores.

Finalmente saciado: FICAVA-ME SÓ PELAS ENTRADAS! SÃO IRRESISTÍVEIS. Deixaram-me o palato a formigar!!!

De prato principal foi servido “Rabos de Bacalhau”, com molho de coentros e caldo de bacalhau, acompanhados com pimentos assados e batata assada no carvão.

É confecionado utilizando o caldo, onde se cozeu, o bacalhau emulsionado com azeite e coentros.

Quanto à doçaria desmontamos o “Doce da Casa”: Toffee de Caramelo, nata com baunilha, abacaxi, lemon curd e bolacha.

Para fechar com chave de ouro este belo repasto/sentada, fomos persuadidos a provar A DELICIOSA “TORTA DE CENOURA” com chocolate branco, gengibre e amêndoa torrada. Senti-me completamente à vontade para “desmontar” com um tal prazer que dava gosto ver e babei-me a saborear esta sobremesa. Incontestavelmente, vale mesmo a pena saborear e devorar!

Teresa Roque, conhecedora dos sabores, aromas e texturas de cada prato, sugeriu o vinho Casal Santa Maria – Casta Malvasia, da região de Colares. Fresco, leve, vibrante e ácidos q.b. para equilibrar.

Um soberbo e belo repasto/sentada. Com tudo o que o palato mais refinado (o nosso) almeja. Aprimoramos o olfato e alforriamos as papilas gustativas!

A comida e simpatia compensam qualquer falha.

O CHEF

A arte de combinar sabores, ingredientes e temperos que vão ao encontro da combinação perfeita, é pertinente para a harmonia do prato, para abrir o apetite de quem vai degustar e surpreender o palato dos clientes, que tal como nós, estão cada vez mais despertos e abertos a novas experiências.

Este trabalho inventivo do Hugo Dias de Castro, o jovem de sorriso constante, o novo “Chef da Casa de Pasto”, é inspirado pela cozinha da sua avó São! O cardápio com influencias da cozinha espanhola, holandesa e também da culinária do país da sua esposa, o México, é baseado nas antigas casas de pasto. É curto e certeiro. Um elogio aos temperos, ingredientes sazonais, cores e aromas.

Encontramos na ementa deste Chefe, que veio de Guimarães e já passou pelas cozinhas do restaurante 100 Maneiras, do Hotel Ritz Four Season Lisboa, do restaurante do hotel Conrad Algarve e do Tabik, algumas especialidades no braseiro/carvão. “Fogo e fumo” a base da sua cozinha, usando um forno a carvão e apresentando pratos tradicionais reinventados. Uma revisitação de receitas tradicionais com roupagem moderna e requintada. Mostra, com um toque de inovação, como os pratos podem ser apresentados com paladares delicados, e/ou citrinos, frescos, conquistarem pelo sabor, pela textura, e elegância da confeção.

A cozinha funciona, à hora do almoço e à noite e inspira a saudáveis momentos de convívios à mesa em torno de um bom vinho.

ENCONTROS INESPERADOS

Ás vezes é preciso estar à hora certa no lugar certo. Nesta noite, a gula aliou-se de forma agradável e inesperada à música. Harmonizando o repasto com sonoridades.

A Maria da Rocha (Violinista) e a Inês Simões (Soprano), um presente aprazível e sem necessidade de palavras, deram um cheirinho do que são capazes.

Este espaço, espera receber, esporadicamente, artistas das mais variadas artes. Invadindo as salas de refeição, aos serões, tornando-a casa de espetáculos, num improvável recanto cultural eclético.

Casa de Pasto, uma das moradas do momento para incluir na sua agenda:

Rua de São Paulo, 20, 1.º andar – Cais do Sodré

Aberto de Segunda a Sábado ao almoço e jantar.

Contato: 963 739 979

Email@casadepasto.com

http://casadepasto.com

Detalhes:

Espaço definido para fumadores

Além do ambiente convidativo tem Wi-Fi grátis

Agradecimentos:

Créditos Fotográficos – Miguel Silva

Roger Mor – Assessoria da Comunicação

PROMETEMOS VOLTAR