PINTURAS, ARTE E VINHOS A COLORIR O PARQUE DAS NAÇÕES!

O Espaço Cultural da AGEAS, situado no Parque das Nações, em Lisboa, acolheu,  em março, a iniciativa “Quando o Vinho Encontra a Arte”, que misturou, no mesmo espaço degustação de vinhos e exposição de arte.

Desde tempos imemoriáveis que a arte & os vinhos estão intimamente ligados! Além de serem duas grandes criações do homem, ambos têm particularidades que os aproxima e os mantém estreitamente ligados: o prazer, a inspiração e a criatividade que é desenvolvida por forma a colocar cá fora verdadeiras obras de arte.

A arte está presente nesta iniciativa através de uma exposição de pintura e é o “fruto” da produção artística de 11 pinturas da artista plástica Isabel Pinheiro: No Name, Golden, Prisoner, Alice Já Não Mora Aqui, Mal-me-Quer, Imagination Has No Limits, Contos Enviesados, On Fire, Puri II, As Time Goes By e Once Upon A Time são as obras que atraem “boa vibe”, no Parque das Nações.

Na execução das suas obras a artista plástica utiliza técnicas mistas e colagens com utilização de materiais diversos, como gaze, tecidos, papéis, redes, etc. Os seus trabalhos, dentro do quadro das artes plásticas, centram-se na versatilidade e na diversidade de materiais, algo que não tem fim, só se extinguirá quando acabar a sua criatividade. O que comprova, também, a personalidade de Isabel Pinheiro. Sempre pronta para novos desafios, testando diferentes materiais e conceitos, a artista assume, assim, liberdade artística na execução das suas obras.

A arte não deve ter limites! Isabel Pinheiro refere: “não é necessariamente obrigatório seguir uma linha artística convencionada com esta ou aquela designação para criar. Para criar um trabalho bonito, elegante e com bom gosto basta, pura e simplesmente, deixar fluir a imaginação e a inspiração e o trabalho vai nascendo de forma natural, dando origem a um conjunto harmonioso de cores e materiais”.

Talvez, por isso, a cor seja muito bem trabalhada, de modo a produzir perspetivas que sussurram histórias e revelam momentos díspares dentro de cada pintura.

Na vernissage, que decorreu com energia da boa, reuniu-se um grupo de amigos e convidados e foram degustados os melhores vinhos do Dão, tintos e brancos, produtos de excelência da região de Tondela – Dão.

 

 

 Vinhos Brancos

As Castas Brancas dão origem a um vinho branco de excelente qualidade, fresco, frutado, aromático e com boa acidez, originando vinhos elegantes para consumir enquanto jovens e para envelhecer com nobreza em garrafa.

Vinho Branco Regional Terras do Dão

Cor cítrica, aroma frutado, boca fresca.

Vinho Branco DOC – Dão

Cor cítrica, aroma com notas tropicais e algum mineral. Fresco e vivo na boca, com corpo delicado e acidez equilibrada.

 Vinho Espumante de Qualidade método clássico Bruto

De aroma fino e delicado, apresenta bolha pequena e persistente.

Vinhos Tintos

As castas tintas oferecem-nos vinhos aromáticos, estruturados, encorpados e complexos. Isto é, proporcionam a obtenção de vinhos tintos com caraterísticas da região.

Local fértil por excelência, o concelho de Tondela alia a abundância de cursos de água a uma paisagem natural única.

Vinho Tinto DOC – Dão

Vinho de cor rubi, aroma a frutos vermelhos maduros, com notas de ligeira tosta, encorpado com boca elegante e fi­nal persistente.

Vinho Tinto Regional Terras do Dão

Vinho de cor rubi, corpo médio, aroma a fruta madura com ­fim de boca bastante equilibrado.

Vinho Tinto – Touriga Nacional – Dão

Vinho de cor rubi, aroma a frutos vermelhos maduros, com notas de ligeira tosta, encorpado com boca elegante e fi­nal persistente.

Cada vinho tem um sabor distinto, aroma e cor própria. O Touriga Nacional… o que pingou no meu copo. Depois da apreciação visual e olfativa, inicialmente, sorvi apenas para sentir o sabor: é um vinho que cai bem em qualquer situação, sensual, sofisticação simples, transforma qualquer circunstância num momento especial… já não me deixou sossegado!!! Valha-me Deus.

É uma proposta diferente, é um desafio, um desafio também à seleção de Castas Malvasia Fina, Encruzado, Roriz, Jaen, Touriga Nacional, Aragonês, Fernão Pires e Bical, que lidam, na perfeição, com a diversidade e criatividade de Isabel Pinheiro. Tal como o vinho, a arte é desenvolvida com alma, cuidado e rigor. Ambos preservam a alma!

Tive o prazer de participar nesta experiência incrível: Pinturas, arte & vinhos. A harmonização perfeita, onde a arte pode ser apreciada, simultaneamente, com vinhos de qualidade! Contudo, melhor do que as palavras, são as imagens que falam por si.

A marca “ARTe. By Isabel Pinheiro” é comercializada pela empresa Chance4you, Lda.

Contacto:

facebook.com/vinhoart, chance4you.export@gmail.com, ou chance4you.joseoliveira@gmail.com

AGRADECIMENTO

PAULA BISPO – Gentilmente cedeu as fotografias.