Maria de Lurdes Tavares fala sobre D. Teresa, de Isabel Stilwell.
Maria de Lurdes Tavares Técnica Superior de Biblioteca
Isabel Stilwell, é a autora de romances históricos mais lida em Portugal, traz-nos um romance emocionante sobre D. Teresa – Uma Mulher que Não Abriu Mão do Poder, uma personagem fundamental da nossa história, mãe de D.Afonso Henriques, amante de Fernão Trava e Rainha de Portugal.
Esta é a história de Teresa, uma mulher de armas, à frente do seu tempo, que governou num mundo de homens e de conspirações. Filha de Ximena Moniz do Bierzo, de quem herdou os olhos verdes e a astúcia, e de Afonso VI de Leão e Castela. Viúva aos 25 anos do Conde D. Henrique de Borgonha regeu com pulso de ferro o que era seu por direito. Em 1116, o Papa Pascoal II reconhecia-a como Rainha.
Pelo Condado Portucalense confrontou a meia-irmã e rival Rainha Urraca de Castela, o pai, a igreja Católica, os nobres portucalenses e até mesmo o seu próprio filho D. Afonso Henriques, na lendária Batalha de São Mamede. Trinta e três anos depois de ter chegado ao condado, via-se obrigada a fugir, derrotada e traída. Restava-lhe o consolo de ter a seu lado o seu amado, Fernão Peres de Trava, e a certeza de que Alberto, seu fiel amigo, escreveria, com verdade, a sua história.
Eis um livro interessante sobre uma mulher vital para a história de Portugal, mas de quem pouco se fala.
Será que, à luz do que nos ensinam na escola, D. Teresa foi apenas a ambiciosa e adúltera mãe do 1o rei de Portugal?
Stilwell mostra facetas pouco conhecidas, mas muito prováveis da rainha/condessa Teresa, que nos fazem perceber a mulher por detrás da (má)fama. Gostei!