Paulo César, fotógrafo, escritor e artesão, mostra pela primeira vez, no Espaço Santa Casa, Campo de Santa Clara, em Lisboa, as suas interpretações do santo mais popular de Lisboa. “De Fernando em Lisboa a Santo António do Mundo” é o mote inspirador para apreciar cerca de 200 peças deste artesão.
Bem perto da emblemática “Feira da Ladra” e do Panteão Nacional, o culto deste santo popular é apresentado nas mais diferentes formas nesta exposição. Cada peça exibida mostra a visão e diversidade criativa de Paulo César.
O artesão, respondeu ao desafio lançado pela Dr.ª Luna Marques, do Espaço Santa Casa, e apresenta estas abordagens artísticas sobre o Santo António.
A diversidade das peças apresentadas reflete diferentes sensibilidades artísticas, mas também a grande liberdade criativa com que o artista trabalha cores, materiais e texturas. Os muitos “santo antónios” representados, de géneros tão díspares e produzidos com materiais tão diferentes como o marfinite, o gesso, o barro, a madeira, as joias, os tecidos, etc, etc, etc., são o resultado de um trabalho que tem vindo a ser desenvolvido, no “Artesanato da Achada”. Criando novas peças e recriando o que já foi feito por outros criadores, juntando peças, desde as mais clássicas às mais disparatadas ou mais “kitsch”.
Sobre esta exposição de arte sacra, Paulo César refere:
“Desde sempre a criação de imagens faz parte da minha vida. Esta minha primeira exposição das composições com Santo António é a continuação do excelente trabalho que o Artesanato da Achada desenvolve há anos.
O desafio lançado pela Dr.ª Luna Marques de fazer uma exposição ainda motivou mais esse processo criativo e de criação. São muitas peças, todas para venda e de vários géneros e sensibilidades. Gosto de passear pela exposição e me parecer que poderia facilmente ser uma exposição coletiva.
A exposição encerra dia 5, um bom dia para passarem por lá, conhecer esta minha outra faceta e de se deixarem cativar por alguma das composições. Sei que este é mais um caminho que quero continuar a percorrer, conto com o apoio, motivação e incentivo de todos”.
Desde as mais clássicas…
… a uma nova roupagem!
Prestigiaram a Vernissage da Exposição “De Fernando em Lisboa a Santo António do Mundo” do artesão Paulo César:
Para ver até dia 5 de julho!
Agradecimento Especial:
Onésimo Costa – Créditos Fotográficos
Maria Custódia Gésaro – Revisão de texto.