BTL 2018 – A VOLTA AO MUNDO EM 120 HORAS!

Portugal, este país à beira-mar plantado de origem humilde e de grandes feitos, instalado neste cantinho da Europa está definitivamente na moda! Da música ao futebol, o facto de ter vencido o Festival da Eurovisão da Canção, conquistado o Europeu de Futebol em 2016, as bolas de ouro recebidas pelo Cristiano Ronaldo, a conquista do Estoril Open pelo João Sousa, a Amália Rodrigues, o Eusébio, a Expo 98, a distinção concedida pelo “World Travel Awards”, considerando-o o melhor destino turístico do mundo, são razões de visibilidade que trazem reconhecimento em várias áreas. São ganhos de reputação, de visibilidade, ou seja, correspondem a grande projeção mediática.

Que benefícios pode, então, Portugal retirar a médio e a longo prazo? Na minha opinião, pode retirar dois grandes ganhos:

  • O ganho de reputação é muito importante porque consolida a imagem de Portugal lá fora;
  • E o ganho da visibilidade a médio e a longo prazo.

Porém, não é só a promoção mediática de Portugal no mundo que tem retorno. A história, a segurança, o cosmopolitismo, a tradição, a diversidade, a autenticidade, o clima, a luz, os tons, a ligação do mar com o rio e a gastronomia, também se juntam, para impulsionar o nosso país para a elite do turismo mundial.  

Natureza e história entrelaçam-se, dotando o país de paisagens naturais edénicas, enriquecidas por um património histórico de relevo. O azul do mar e o verde da serra oferecem encantos na praia ou no campo. Com uma capacidade para atrair diferentes públicos para os mais diversos gostos e posses, sendo capaz de, em conjunto, combinar uma oferta de turismo de luxo e de turismo mais massificado.

Talvez por isso, a BTL – a Bolsa de Turismo de Lisboa, a mais importante feira de turismo do país seja um reflexo da evolução do Turismo em Portugal, que se tem afirmado vertiginosamente. Uma montra da criatividade dos portugueses e atualidade do setor turístico, não só a nível nacional como também internacional. Com retorno da promoção de Portugal no mundo.

Em 2018, a 30.ª Edição da Bolsa de Turismo de Lisboa, organizada pela FIL, Fundação AIP, decorreu entre 28 de fevereiro e 4 de março, (de 28 fevereiro a 2 de março foram dias fechados ao público) e contou com a participação de cerca de 1.300 expositores, num programa vasto de atividades, degustações, workshops, conferências.

O maior certame de turismo de Portugal, é o ponto de encontro de profissionais ligados ao turismo e, simultaneamente, uma janela aberta das últimas tendências deste mercado. Agências de viagem, operadores turísticos, ações de promoção turística de diversos países, hotelaria, turismo gastronómico, unidades de turismo rural e empresas de produtos e serviços turísticos em geral, reúnem-se para expor a sua oferta ao mercado e ao público em geral, com ofertas especiais. Para extrair mais dividendos, conta também com uma ampla programação de workshops, espaços de networking para os profissionais e atividades culturais para o público em geral. Respeitando a pluralidade de ofertas e opiniões, apresenta-se como um ponto de encontro da cidadania. No fundo, uma oportunidade que se abre para os diferentes atores trocarem experiências e concertarem agendas de complementaridade.

A BTL realizou também a Feira de Empregabilidade na área do turismo e hotelaria a nível nacional. O foco voltou-se para todos aqueles que procuram o primeiro trabalho ou que pretendem mudar de emprego e apostar no sector do turismo. Cerca de 65 empresas procuraram contratar mais de 8.000 pessoas entre jovens com talento e quadros qualificados -diretores Financeiros e de Recursos Humanos.

Uma das novidades foi o espaço BTL-LAB dedicado à inovação e às tecnologias de informação, que criaram três áreas específicas, a BTL Tech, BTL Startup e a BTL Talks.

O Blog “A Boa Vida Persegue-me” esteve presente na 30.ª Edição da BTL e registou alguns momentos desta plataforma potenciadora de network nos mercados que integram o turismo, que há três décadas dão corpo e voz a um setor que tem sido um dos motores da economia nacional.

Nos dias dedicados ao público – 3 e 4 de março, a feira registou cerca de 77 mil visitantes e cerca de 38 mil pessoas aproveitaram as promoções e os descontos seja para escapadelas de fim de semana, férias de inverno ou verão.

Para os visitantes constitui a oportunidade de comparar propostas e comprar viagens a preços altamente competitivos.

Contudo, para além das promoções, a BTL surpreendeu com um vasto programa de atividades de animação, como degustação de vinhos, concursos, passatempos, vivenciados num ambiente de festa, cor e alegria, onde a música e a gastronomia andaram de mãos dadas.

A nível internacional, entre os 41 destinos internacionais que marcaram presença, Marrocos foi o país convidado.

Os visitantes tiveram oportunidade de ficar a conhecer melhor vários destinos internacionais da América do Sul e Caribe, Europa, PALOPS, Ásia, África e Oceânia, através das atrações turísticas que os caracterizam:

ANGOLA


Angola esteve representada, com dois stands instalados na BTL, pelo INFOTUR – Instituto de Fomento do Turismo, AHTUB – Associação de Promotores e Operadores do Turismo de Benguela, AHRA – Associação dos Hotéis e Resorts de Angola, Associação, o Pólo Turístico de Cabo Ledo, AAVOTA – Associação das Agencias de Viagens e Operadores de Turismo de Angola, ATSA – Associação dos Guias Turísticos e Servidores Artísticos e os funcionários do Ministério do Ambiente. Com esta representação pretenderam mostrar aos investidores interessados em Angola, as potencialidades do país nas várias vertentes: mar, terra, sol, natureza.

Divulgar o país como destino turístico, captar investimento e investidores para o Ecoturismo e Parques Nacionais em Angola, uma vez que os Parques Nacionais angolanos, têm um potencial turístico enorme e inexplorado, foram os objetivos da delegação angolana que esteve no certame.

Conhecedores das suas potencialidades, os angolanos pretendem fazer do setor do turismo uma das suas fontes de receita para a diversificação da sua economia, afetada com a descida do preço do petróleo no mercado internacional. Apesar de terem os produtos turísticos essenciais, como por exemplo, natureza, resorts, mar, surf, desportos radicais, parques naturais, entre outros, para atrair o turismo internacional, porém, reconhecem que a estadia em Angola é uma das mais caras do mundo.

Entretanto, para atrair um maior número de turistas, os angolanos aprovaram um decreto de facilitação e isenção de vistos com a maioria dos países do mundo, muito embora a estadia cara e a segurança seja um desincentivo.

Na BTL – 2018, procuraram essencialmente maior afirmação do turismo além-fronteiras.

BRASIL – BAHIA


O Stand do Brasil, sobretudo da Bahia, pensado para promover a diversidade de produtos turísticos, esteve representado pela BAHIATURSA – Superintendência de Fomento ao Turismo, e pelo EMBRATUR – Instituto Brasileiro de Turismo que apresentaram as principais atrações do Estado da Bahia: Praias, Cachoeiras, Centros Históricos e Festas Populares. No fundo atrações que só a Bahia tem – o Pelourinho, o Elevador Lacerda, a orla marítima da baía de Todos-os-Santos, a Igreja do Senhor do Bonfim, a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, o Dique do Tororó, Morro de São Paulo e Costa do Dendê, Ilhéus, Costa do Cacau, Praia do Forte, Vila da Praia do Forte, a praia do Farol da Barra , Reserva Ecológica da Sapiranga e a “arretada comida baiana”, as delícias gastronómicas como o Acarajé, o Vatapá, o Efó, a Moqueca, o Bobó de Camarão e/ou a Rabada, por exemplo.

Durante estes dias de feira, foi aprazível fazer uma pausa para provar o clássico da culinária baiana: o Acarajé (pastel de feijão-fradinho servido com camarões, molho de pimenta e vatapá). O sabor do óleo de dendém sempre presente nas receitas baianas, uma herança do povo africano que ajudou a traçar a cultura local.

Outro destaque deste stand, foi assistir às apresentações culturais diárias de promoção, onde a Capoeira foi um motivo de atração dos transeuntes e, simultaneamente, divulgação da cultura baiana: Património, religião, literatura, praias, gastronomia, natureza, arquitetura e música.

Quanto ao resto, é consigo depende daquilo que os seus sentidos lhe suscitem!

Agradecimentos: Regina Ahmed – Diretora de promoção da BAHIATURSA e José Douglas Lima – Mercado Internacional/Diretoria de Promoções.

CABO-VERDE

A pensar nos transeuntes que escolhem Cabo Verde como destino turístico, a delegação cabo-verdiana que esteve na BTL continuou a promover a terra, a sua gente e a sua cultura, reafirmando a sua aposta no turismo do sol e praias. Um dos objetivos na BTL foi trocar experiências e projetar ações futuras convergentes com outros países, focadas na área de turismo.

Cabo Verde é, de facto, um país fantástico para visitar. Tem uma diversidade enorme, consegue ter de tudo um pouco.

Estiveram presentes no Stand de Cabo Verde, a DGTT, TACV, Binter, Tours, Novatur, Hotel Morabeza, Oásis Atlântico, AHG Marine Club, Trans Toda Hora, Zebra Travel, Água Hotels, Hello Tours, Câmara Municipal do Paul, Câmara Municipal do Tarrafal, Câmara Municipal do Sal e a Revista Turimagazine.

Garantiram também animação diária e atividades aos visitantes, incluindo música tradicional. Um stand muito animado, com momentos de muita morabeza com a atuação de músicos cabo-verdianos, assim como a degustação das iguarias da terra como cachupa, vinhos do Fogo, queijo e grogue de Santo Antão, que fizeram as delícias de quem por lá passou.

Aproveitaram ainda para estabelecer contactos e parcerias, promover novos produtos turísticos, bem com as estratégias da Cabo Verde Airlines e da Binter como companhia regional.

MOÇAMBIQUE


Moçambique foi representado pelo Instituto Nacional do Turismo, rodeado por cerca de 9 representantes do setor privado, entre hotéis, agências de viagens, Parque Nacional de Gorongosa, artesões, designers como o Momade Amade da marca Moms Amade.

Por esta ocasião, promoveu-se o lançamento de Moçambique no catálogo da TUI, um dos maiores operadores turísticos do Mundo. O que vem a reforçar o posicionamento deste país no destino turístico do mercado europeu.

Nesta iniciativa, o vinho Otis-Sax foi rei no stand moçambicano, da INATUR – Instituto Nacional do Turismo que contou com a presença do saxofonista Alípio Otis, que dá nome a esta reserva do douro, edição limitada, que reúne 3 castas tradicionais portuguesas: Touriga Nacional, Tinta Roriz, e Touriga Franca. Uma simbiose perfeita entre o aroma e a música. Momentos de degustação, música e com uma mostra de artesanato. A união perfeita para quem passou por lá. Promover e divulgar o que de melhor se faz em Moçambique.

Este evento contou com a presença do Ministro da Cultura e Turismo de Moçambique, Dr. Silva Dunduro.

Agradecimento: Momade Amade.


O arquipélago de São Tomé e Príncipe, situado no oceano atlântico, é constituído pela ilha de São Tomé, ilha do Príncipe e por cerca de uma dezena de ilhéus, sendo o Ilhéu das Rolas o mais conhecido e, consequentemente, mais procurado pelos turistas. É conhecido internacionalmente pela sua beleza paisagística, fruto da sua vegetação tropical bem como dos seus inúmeros vales, rios e riachos com cenários de rara beleza, praias, e porque não, um passeio pelas roças e acompanhar a produção do cacau e café.

… e porque São Tomé e Príncipe é autêntico, deve ser vivido ao ritmo de cada um. Nestes dias de BTL, ostentou a sua beleza e intensidade natural, apresentou o seu Plano Estratégico e de Marketing no âmbito do turismo sustentável e de qualidade e também uma mostra de acepipes, bebidas e palavras.

O stand de São Tomé e Príncipe foi um dos mais apreciados nesta edição de 2018 da BTL. Presenteou a quem lá passou com a sua gastronomia onde o Calulu fez as delicias dos visitantes comensais.

Para além da presença dos países internacionais, estiveram em destaque algumas regiões portuguesas.

O mercado interno, esteve patente em 50 representações individuais que apresentaram o melhor do seu património cultural, étnico e gastronómico.

COVILHÃ

O Município da Covilhã marcou presença na 30.ª edição na BTL, com um stand próprio e de caráter temático ilustrando os recursos naturais e o património arquitetónico do Concelho, evidenciando desta forma a aposta do Município na promoção do turismo. Levou até àquele certame o lema “A Neve e a Lã” e tudo ali se teceu em torno deste fio condutor. Seguindo a inspiração da obra de Ferreira de Castro, a arte da lã através da mestria do “New Hand Lab”, do criador Miguel Gigante e da designer Ana Gonçalo.

O stand foi uma das paragens obrigatórias na Bolsa de Turismo de Lisboa. A arte em lã, cheia de criatividade e acompanhada de artesãos.

Nesta senda, destacamos um “carocha” revestido com diversos padrões, cores e texturas onde sobressaem interessantes bonecos de olhos bem expressivos, bem como a gastronomia, a música e variadas experiencias turísticas.

Por todo o stand está espalhada a obra de Ana Almeida que pretende contar histórias através de bonecos: ovelhas, veados, lobos, raposas, coelhos ou apenas a cabeça de alguns, de olhos bem expressivos.

A presença deste município na BTL veio reforçar ainda mais a visibilidade da marca Covilhã associada a uma identidade que une o passado com a modernidade, promovendo os pontos fortes do concelho que é já uma das potências turísticas do interior do país.

ALMEIDA & CIUDAD RODRIGO


Na 30.ª edição da BTL, o Município de Almeida esteve presente, no âmbito de uma parceria com o Ayuntamiento de Ciudad Rodrigo para ações conjuntas de promoção, no stand do Consórcio das Cidades Amuralhadas, no qual os Municípios prepararam um programa para dar a conhecer as diversas potencialidades dos dois concelhos e apresentar a sua oferta turística. Esta ação promocional desenvolveu-se no âmbito da parceria entre os dois municípios, estimulada não só pela respetiva proximidade geográfica, mas principalmente pela partilha do mesmo entusiasmo ao nível da proteção e da promoção conjunta dos respetivos patrimónios, aos mais variados níveis -histórico, arquitetónico, cultural, gastronómico, entre outros.

Ao nível da promoção do património cultural, esteve também presente o GRHMA – Grupo de Reconstituição Histórica do Município de Almeida, promovendo o evento histórico Cerco de Almeida. Promoveram igualmente a gastronomia, um programa de animação, que atraiu os transeuntes deste certame.

A participação foi uma mais valia para a valorização e projeção do território, afirmando-se como forte destino turístico.

Quer as representações internacionais, quer as nacionais conseguiram encantar o público com um vasto programa de atividades e com áreas representativas da sua diversidade.

VENHAM AS FÉRIAS AO SOL AO PREÇO DA CHUVA!

 Crédito Fotográfico: Miguel Silva.